Dia 14 de março é o Dia Mundial do Rim. Para comemorar a data, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) lançou a Campanha Nacional de Prevenção a Doenças Renais, sob o seguinte tema: “Pare de agredir seu rim”. No estado de Mato Grosso do Sul, dois hospitais vão participar de ações de prevenção: o Auxiliadora, de Três Lagoas, e a Santa Casa, de Campo Grande.
Três Lagoas
Auxiliadora promove campanha de prevenção às doenças renais
Em Três Lagoas, as ações ocorrerão na manhã deste sábado, na praça Senador Ramez Tebet
De acordo com o médico nefrologista, Renato Pontelli, a prevenção das doenças renais é de extrema importância, por isso a SBN lançou essa campanha com o intuito de fazer um apelo à sociedade a fim de que todos se atentem aos cuidados com o rim. “Os sintomas das doenças renais são vagos e, quando este órgão dá sinal que não vai bem, a pessoa já perdeu, parcial ou totalmente, o potencial de funcionamento dos rins”, explicou.
Hoje, em Três Lagoas, são 60 pacientes em tratamento de hemodiálise. Dentre esses doentes, 60% deles perderam o rim em consequência de doenças como hipertensão e diabetes. Porém, outros males que causam a perda dos rins são a obesidade e o tabagismo. Além disso, o consumo em excesso de medicamentos anti-inflamatórios também é um agravante para a doença.
Outro dado preocupante é que, para cada doente em hemodiálise, há mais duas ou três pessoas com a doença que não sabem. Um conselho de Pontelli é que sejam ingeridos, em média, dois litros de água por dia.
CUSTO
No Brasil, são 100 mil pacientes em tratamento. O custo anual com hemodiálise e transplantes renais é de R$ 2 bi. Apesar disso, infelizmente, segundo Pontelli, a doença cresce a cada ano cerca de 8%.
CAMPANHA
Neste sábado, na praça Senador Ramez Tebet, a partir das 8h, haverá uma campanha de conscientização sobre as doenças renais. O evento é uma parceria entre hospital Auxiliadora, Senac, AEMS, Farmácia Exata, DST/Aids e Água Aquarela.
De acordo com a assessoria de imprensa do Auxiliadora, será montada no local uma ampla tenda. Dentre as ações estão a distribuição de panfletos, orientações sobre a prevenção das doenças renais, aferição de pressão arterial e índice de massa corpórea.