Três agências bancárias de Três Lagoas foram multadas pelo Programa Municipal de Defesa e Proteção ao Consumidor (Procon) pelo não cumprimento de legislação que estabelece tempo de atendimento bancário.
Uma lei municipal de 2005 estabelece tempo de atendimento bancário de, no máximo, 15 minutos em dias normais, 20 minutos no dia de pagamento de funcionários públicos, de vencimento de contas de concessionárias de serviços públicos e de recebimentos de tributos.
A lei prevê, ainda, que em vésperas ou dias imediatamente após feriados prolongados, o atendimento seja realizado em 25 minutos.
No entanto, neste ano, o Procon aplicou nove multas em três agências bancárias, que somam R$ 175 mil.
A multa é calculada em 400 Unidades Fiscais de Referência (UFERMS). Em caso de reincidência, 800 UFERMS. Após a sétima reincidência está previsto o cancelamento do alvará.
Uma notificação aplicada nesta semana ocorreu após uma cliente de um banco procurar o órgão comprovando o tempo que ficou na fila de espera.
O ranking de reclamações no Procon de Três Lagoas. No entanto, de acordo com o diretor do órgão, Amilson Torres, é liderado pelas operadoras de telefonia, depois por lojas de departamentos. O atendimento bancário aparece na 10ª posição no ranking do órgão.
TROCA
Nesta semana completou um mês em que a transação do HSBC para o Bradesco foi concluída. Clientes reclamam espera por atendimento. O banco não se posiciona sobre o problema.