Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Bebês ainda são preferência na hora da adoção em Três Lagoas

Neste ano já foram realizadas 11 adoções, mas ainda 10 crianças continuam aguardando uma família para adoção

Três Lagoas possui somente 6 famílias aptas para adoção  - Ilustração
Três Lagoas possui somente 6 famílias aptas para adoção - Ilustração

Um dos obstáculos a serem superados para aqueles que trabalham com adoção no Brasil é referente à adoção tardia, com crianças com mais de cinco anos. Aptos para adotar existem, mas a maioria ainda prefere bebês recém-nascidos.

Em Três Lagoas, o panorama é igual ao restante do país, são seis famílias aptas à adoção, incluídas no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), e dez crianças e adolescentes disponível, mas que não atendem ao perfil desejado. Segundo informações da Assistência Social do Fórum de Três Lagoas.

A assistente social do Fórum, Elisângela Facirolli do Nascimento, explica que fora esse número há outras famílias em processo de documentação, para entrar no cadastro. “A tendência é que este número de interessados aumente, porém os seis que estão aguardando almejam recém-nascidos a crianças de três anos de idade”.

Os cadastrados no CNA vão aguardar até que a criança que atenda o perfil entre no cadastro de adoção. Enquanto isso, meninos e meninas, que já foram acolhidos nos abrigos da cidade, irão aguardar famílias interessadas no perfil de crianças maiores.

Somente este ano 11 adoções foram realizadas em Três Lagoas, mas os casos só serão concretizados, passado o período de seis meses, quando acontece o estágio de convivência, com acompanhamento tanto para a família e quanto para a criança, de assistentes sociais e psicólogos.

Para pertencer ao Cadastro Nacional de Adoção, os interessados devem na primeira etapa, entregar a documentação necessária, e posteriormente frequentar o grupo de adoção por seis meses, além  de passar por uma capacitação, que é desenvolvida pelo Fórum.

Elisângela ressaltou que se a cultura e mentalidade das pessoas fossem diferentes ao processo de adoção seria muito mais rápido. “As pessoas esquecem que as crianças crescem, é um processo da vida. Mas não podemos interferir nessa decisão, ou no perfil que as famílias querem adotar”.

PERFIL

O perfil das pessoas que adotam em Três Lagoas é diversificado, entretanto o mais comum são famílias com mais de 30 anos, e menos de 40, em 80% dos casos não possuem filhos.

No ano passado, nenhuma adoção foi realizada no munícipio porque a comarca ficou sem juiz. Um ano antes, 20 adoções foram concretizadas. Conforme informações da Assistência Social, nos últimos anos oito crianças foram adotadas por famílias estrangeiras, todas da Europa, e quatro crianças por casais homo afetivos, apenas um deles é residente do munícipio.

Tempo médio de espera para a adoção:

2 anos e 11 meses na fila da adoção: para crianças com até 1 ano de idade.

1 ano e 9 meses na fila da adoção: para crianças com até 2 anos de idade.

1 ano e 7 meses na fila da adoção: para crianças com até 3 anos de idade.

1 ano e 7 meses na fila da adoção: para crianças com até 4 anos de idade.

1 ano e 9 meses na fila da adoção: para crianças com até 5 anos de idade.

2 anos na fila da adoção: para crianças que estão entre 5 e 10 anos.

2 anos e 2 meses na fila da adoção para crianças: que estão com mais de 10 anos.