Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Bombeiros irão vistoriar três locais que terão carnavais

Nos três locais já anunciados a vistoria irá acontecer à pedido dos próprios organizadores

Três locais que comemorarão o Carnaval em Três Lagoas serão vistoriados pelo Corpo de Bombeiros. As fiscalizações foram anunciadas na quinta-feira (31), em coletiva à imprensa, realizada pelo comandante da corporação, major Leandro Mota Arruda, e fazem parte da Operação de Carnaval do Corpo de Bombeiros que inicia hoje.

Segundo o oficial, a operação será dividida em três pontos: prevenção técnica (vistorias), no local (fiscalização) e também atendimento à população. As vistorias serão realizadas, em um primeiro momento, na sede do Clube da 3ª Idade, no Jupiá, onde serão realizados eventos durante o Carnaval, e no Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza, que receberá o Carnalegria.


No entanto, a expectativa do comandante é de que este número aumente no decorrer da próxima semana. “Comparo o que estamos tentando fazer ao trabalho da Polícia Comunitária, realizada pela PM [Polícia Militar], que conta com o apoio da população para denunciar delitos. Assim, também queremos contar com os frequentadores para denunciar casos de irregularidades referente aos itens essenciais para prevenção e combate a incêndio”, explicou.


O major André Rufato, responsável pelo setor de vistoria técnica do Corpo de Bombeiros, completou: “Esse tipo de trabalho [fiscalização] depende muito da participação da sociedade. Já que não temos como fiscalizar todos os tipos de estabelecimento em uma cidade como Três Lagoas, que cresce consideravelmente a cada dia. O Corpo de Bombeiros não consegue ser onipresente”, lembrou. Além de Três Lagoas, a corporação também é responsável pelos municípios de Água Clara e Brasilândia.


Nos três locais já anunciados a vistoria irá acontecer à pedido dos próprios organizadores. No caso do Parque de Exposições, que já conta com a licença emitida pelo Corpo de Bombeiro, será vistoriada a estrutura que está em fase de implantação pela Prefeitura. “Os organizadores são obrigados a vir nos avisar. Por que, caso sejam flagrados irregularmente, correm o risco de serem penalizados”, lembrou Rufato.


Na manhã de ontem, a equipe realizou uma vistoria na casa de shows Viracopos. No estabelecimento, que já contava com a licença dos bombeiros, não foram verificadas irregularidades. “Pelo contrário, o que pudemos perceber é que o empresário tem uma preocupação em melhorar o sistema de segurança a cada ano. Desta vez, ele realizou uma nova abertura, próxima aos banheiros, que também pode ser usada como rota de fuga. A única coisa que foi pedida a ele é que sinalize o local e também coloque um extintor próximo ao gerador de energia que também foi implantado no local. O resto está tudo conforme o exigido em Lei”, disse Rufato.


Conforme o comandante da corporação, no ano passado, mais de 2,4 mil vistorias foram feitas pelos bombeiros em estabelecimentos comerciais de Três Lagoas. “Damos prioridade às solicitações feitas pelos empresários e às denúncias, que podem ser feitas pelo 193. Acho importante a população participar e nos alertar sobre qualquer irregularidade. Afinal é a segurança dela que está em jogo”, lembrou.


Caso algum estabelecimento seja flagrado promovendo eventos de grande aglomeração de pessoas sem licença dos bombeiros durante o Carnaval ele correrá o risco de ser fechado. Para isto, a corporação conta com o apoio do Ministério Público Estadual.