Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Câmara de Vereadores elege hoje o novo presidente

Apesar de angariar apoio necessário para conquistar a presidência, Nuna não terá o voto de dois companheiros de partido

Os vereadores se reúnem hoje, a partir das 9 horas, para eleger a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal. O vereador Jurandir da Cunha Viana Junior, Nuna (PMDB) deverá ser eleito como novo presidente do legislativo para o próximo biênio (2011/12). Ele encabeça a única chapa inscrita e conta com o apoio de seis dos 10 vereadores. A sessão será presidida pelo vereador Fernando Milan (PMDB) que deixará o cargo no dia 31 de dezembro.

A chapa de Nuna tem como vice-presidente o vereador Jorge Aparecido Queiroz – Jorginho do Gás (PSDB) e Antonio Luiz Empke Junior – Tonhão (PPS) como 2º vice-presidente. A 1ª secretária será a vereadora Vera Helena Arsioli Pinho (PMDB), enquanto que Idevaldo Claudino (PT) ocupará o cargo de 2º secretário. A vereadora Marisa Rocha (PSB) não ocupará cargo na mesa, mas fará parte das comissões.

Apesar de angariar apoio necessário para conquistar a presidência, Nuna não terá o voto de dois companheiros de partido. Jorge Martinho e Fernando Milan, ambos do PMDB já declararam que não votarão na chapa. Eles alegam que foram deixados de lado e sequer foram consultados a fazer parte da nova diretoria. “Eu não vou votar, mas estarei fiscalizando o trabalho dele”, disse Martinho, adiantando que o grupo em que está não apresentará chapa concorrente.

Por outro lado, Nuna não acredita em “racha” no partido. Ao se pronunciar sobre a votação do orçamento na semana passada, quando Jorge e Milan votaram contra a proposta da prefeita Márcia Moura (PMDB), Nuna disse não acreditar que eles tenham rompido com o grupo por causa da sua candidatura. “Essa questão do orçamento eles já vinham cogitando a muito tempo”, disse o futuro presidente.

“Toda eleição da mesa é sofrida, mas valeu à pena”, frisou, explicando que as articulações começaram há mais de um ano. Ele adiantou que sua meta é realizar um trabalho em favor dos 10 vereadores e administrar a Câmara em harmonia com a prefeita Márcia Moura (PMDB).

O vereador que é formado em administração, disse que está preparado para conduzir os destinos do Poder Legislativo nos próximos dois anos. Caso seja confirmada a sua eleição Nuna terá pela frente vários desafios, um deles a construção de mais sete gabinetes para acomodar os 17 parlamentares que serão eleitos em 2012.