Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Carreta de prevenção ao Câncer está em Três Lagoas

Os pacientes foram selecionados há mais de um mês pelas Unidades Básicas de Saúde do município

Os pacientes foram selecionados há mais de um mês pelas Unidades Básicas de Saúde do município -
Os pacientes foram selecionados há mais de um mês pelas Unidades Básicas de Saúde do município -

A unidade móvel de prevenção do Hospital do Câncer de Barretos (SP) está em Três Lagoas. O objetivo da carreta que percorre vários Estados Brasileiros é levar assistência, possibilitando o diagnóstico precoce de lesões cancerosas e permitir atendimento avançado a pacientes fora do contexto hospitalar. 

A ação faz parte de uma parceria entre o Hospital de Câncer de Barretos e a Prefeitura Municipal de Três Lagoas para descobrir novos casos da doença. De acordo com a enfermeira, Adriana Louro Spazzapan, 40 mulheres vão fazer exames de prevenção de colo do útero, 40 homens passarão por exames de próstata, incluindo sangue e toque retal e 40 serão examinados por câncer de pele. “Há aproximadamente um mês estamos selecionando essas pessoas. Tivemos algumas procuras fora do que havia sido cadastrado e conseguimos encaixar alguns atendimentos”.

O diagnóstico precoce aumenta a porcentagem de cura durante o tratamento. O HPV é responsável por 90% dos casos de câncer de colo de útero, doença que atinge principalmente mulheres. Atualmente, 400 pacientes fazem tratamento em Barretos. O Centro de Oncologia em Três Lagoas só realiza quimioterapia e ainda não faz tratamento de radioterapia. Para Elaine Fúrio, coordenadora da Clínica da Mulher, o ideal seria realizar todo o tratamento aqui. “É um desgaste para os pacientes. Melhoraria a qualidade de vida dessas pessoas que fazem deslocamento para o tratamento se ele pudesse ser realizado aqui. Até poderíamos receber pacientes de fora”, comentou.

Entre as mulheres que estão agendadas para fazer exames preventivos, estava a depiladora,  Florinal Napoleão. “Acho muito importante esse tipo de ação. Muita gente fica adiando o exame, jogando de um lado para o outro. Mas esse é o momento de aproveitar. São profissionais de fora, vindos de uma cidade que é referência no tratamento da doença. Por isso, o ideal mesmo é se prevenir”, comentou.

A carreta de atendimento móvel está preparada para realizar exames de prevenção e diagnóstico de vários tipos de câncer e até algumas cirurgias. Tem capacidade para realizar 40 exames por tipo de câncer por dia e percorre os Estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.