Com o fim da temporada de chuvas e a mudança de temperatura, Três Lagoas vive agora um surto de conjuntivite. No posto de saúde Estratégia de Saúde da Família (ESF), na Vila Haro, 45% das consultas diárias são feitas por pacientes com os sintomas da doença. De acordo com uma das enfermeiras responsáveis pelo ESF, Rosalba Maria do Nascimento, a conjuntivite é considerada uma doença sazonal, ou seja, é comum o vírus se manifestar em determinada época do ano. “O vírus costuma se manifestar em épocas em que o tempo é mais seco. Estamos passando uma transição de clima, passando do verão para o outono, por isso é natural o vírus se manifestar”, explicou.
A enfermeira ainda explicou que o expressivo aumento de casos de conjuntivite deste ano deve-se as oscilações do tempo, já que o três-lagoense tem passado por dias bastante quentes e de muitas chuvas. “Não podemos mais dizer que as estações do ano são coerentes a época, pois o clima está imprevisível e isso é propício para o vírus se manifestar”, disse.
Casos de conjuntivite continuam aumentando em Três Lagoas. Neste ano já foram registrados 201 casos, sendo que em 2010 durante o ano todo foram 275, informou o departamento de Vigilância e Epidemiologia da Prefeitura.
LEIA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JPTL