O Centro de Especialidades Médicas (CEM) fez ontem (13) a segunda consulta centralizada do mês de maio. Mais de 70 pessoas passaram pelo atendimento do oftalmologista. Todas foram agendas previamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
De acordo com o médico oftalmologista, Gilberto dos Santos Marcos, além de miopia, astigmatismo e hipermetropia, os problemas mais comuns são cataratas e glaucomas. “A maioria das pessoas que procura o atendimento ou já usa óculos; ou sente algum incômodo como dor de cabeça. Os casos mais comuns são de erros na refração, além de doenças que atingem geralmente idosos, como catarata e até mesmo o glaucoma”.
O especialista alerta para alguns cuidados ligados à saúde ocular. “O ideal é proteger os olhos, sempre que possível lavar as mãos e evitar ficar coçando. A conjuntivite viral é pega dessa forma. Usar óculos com proteção também ajuda”.
A dona de casa, Rafaela Faria da Silva, 82 anos, saiu da Vila Piloto para realizar o exame no CEM – localizado no bairro Santos Dummont. “Há mais de 30 anos uso óculos. Resolvi procurar o médico porque estava com uma dor no olho esquerdo. Mesmo com os óculos estou tendo dificuldades para enxergar, está ficando embaçado”, comentou.
Até o mês de julho, quando terminam as consultas, 900 pessoas deverão ser atendidas. Quem necessita passar pelo especialista deve agendar a visita, os pacientes são previamente avisados pelas UBSs.
A enfermeira Ângela Amaral enfatiza que os atendimentos para o mês de maio estão fechados, mas garante atendimento até julho. “Temos 10% de faltosos, por isso pedimos que as pessoas realmente compareçam, pois o médico é pago para realizar os 75 atendimentos”.
As consultas não têm horário marcado e funcionam por ordem de chegada. É importante que os pacientes levem o cartão do SUS. As próximas consultas acontecem no dia 20 e 27.
Mais informações em nossa edição impressa