Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Certidão volta ser emitida dentro de Hospital Auxiliadora

Por dia, nascem em média de 5 a 8 bebês no Hospital Auxiliadora e o cartório emite entre 8 e 10 registros de certidão de nascimento

cidadania > Emissão é feita sem burocracia - Divulgação
cidadania > Emissão é feita sem burocracia - Divulgação

O Hospital Auxiliadora voltou a oferecer o serviço de emissão de certidão de nascimento aos bebês que nascem na instituição. O serviço é fruto de uma parceria entre hospital e Cartório de Registro de nascimento civil.  O serviço ficou por quase dois anos suspenso devido à pandemia da Covid-19 e voltou a ser ofertado nesta semana.

O cartório é uma Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento (UI), responsável pela emissão gratuita de certidões de nascimento. De acordo com a enfermeira obstetra e coordenadora da maternidade, Thieise Machado, o retorno desse serviço trará mais facilidade e agilidade no registro dos recém-nascidos. “Antes da alta os pais já podem fazer o registro do recém-nascido, sem filas e evitando deslocamento”, disse.

Por dia, nascem em média de 5 a 8 bebês no Hospital Auxiliadora e o cartório emite entre 8 e 10 registros de certidão de nascimento.

O cartório de registro fica localizado na recepção de Internação, na rua Paranaíba, e funciona de segunda a sexta-feira das, 7h30 às 11h. O serviço de registro civil faz parte do programa Registro de Nascimento na Maternidade, coordenado pelo Ministério da Saúde e visa reduzir o número de crianças que saem das maternidades sem a certidão.