
O trânsito de Três Lagoas recebeu 3.875 novos veículos em pouco menos de um ano. Até novembro de 2014, a cidade possuía uma frota de pouco mais de 71,1 mil veículos. Já neste ano, até esta quinta-feira, dia 19, o volume de veículos circulando havia saltado para 75.022 veículos. Os dados são do Setor de Estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS).
De acordo com as estatísticas, em um ano a frota cresceu o equivalente 5,4%; média inferior à registrada em anos anteriores. Em 2013, Três Lagoas contabilizava uma frota de 66,8 mil veículos, que saltou para 71,1 mil no ano seguinte – um crescimento de 7%.
Um dos motivos para essa redução de novos veículos emplacados em Três Lagoas deve-se à crise econômica nacional, que impactou, entre diversos outros segmentos, o setor automotivo. Quando comparado com os últimos dois anos, o crescimento da frota foi de 8,1 mil novos veículos.
Os dados do Detran, em contrapartida, são somente de veículos emplacados em Três Lagoas. Estima-se que a “frota flutuante” de Três Lagoas, composta por veículos emplacados em outras regiões, corresponda a 15% desse total, o que equivale a 11,2 mil veículos a mais no trânsito. Com isso, sobe para 86 mil veículos, aproximadamente, circulando pelas ruas da cidade.
PERFIL
Os dados do Detran apontaram que a maioria dos veículos que circulam em Três Lagoas são de passeio. Dos 75 mil veículos emplacados em Três Lagoas, 33,7 mil são carros de passeio. As motocicletas aparecem em segundo lugar, 19 mil motociclos e 6,9 mil motonetas, aproximadamente. As caminhonetes aparecem em quarto, são 6,5 mil veículos circulando na cidade.