Veículos de Comunicação

Três Lagoas

CMDCA reúne nove municípios do MS em Conferência

Na reunião mais de 100 propostas estão sendo analisadas

-
-

Mais de 300 pessoas de nove municípios debatem propostas para construção das diretrizes de política na II Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece durante todo o dia de hoje (14) no anfiteatro da AEMS.

Com o tema “Construindo diretrizes da Política e do Plano Decenal”, a Conferência Regional contou com a participação dos municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo e Selvíria, além de Três Lagoas, sede da Conferência.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Nilce Figueiredo Garcia, Três Lagoas foi escolhida com sede por ser uma região mais central. “Acredito que fomos escolhidos também pela questão do desenvolvimento, e também pelas ações que temos realizado. Isso já vem determinado pelo conselho regional”.


Na reunião mais de 100 propostas estão sendo analisadas. Nilce explica que muitas delas são pertinentes a várias cidades, outras são propostas individualizadas, mas que os conselhos trabalham unidos para trazer questões que atendam a toda região. “Muitas propostas foram feitas porque temos cinco eixos, destes cada um tem de cinco a seis propostas por cidade, e elas devem ser analisadas individualmente”.


Os eixos trabalhados foram a Promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades; Proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; Fortalecimento do sistema de garantia de direitos; Participação de crianças e adolescentes em espaços de construção da cidadania e Gestão da Política.

“Tudo o que foi definido como ações prioritárias na Conferência fará parte do Plano Decenal. Este Plano, estabelecido pelo Governo Federal, entrará em vigor a partir de 2010 e deverá ser executado em 10 anos sem a interrupção das mudanças de gestão”, ressaltou Nilce.

Estiveram presentes na reunião a secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino, a assistente social, Dalva Sunada, o psicólogo, Sidney Ferreira Ribeiro Júnior, o presidente do CMDCA de Cassilândia, Adi Moises Neto, o representante do Corpo de Bombeiros, Abadio Soares e o sargento da PM, Jéferson de Paula.