As floriculturas da Cidade já registram crescimento no número de vendas de flores para o Dia de Finados. O faturamento chega a duplicar nessa época. As flores mais procuradas são o Crisântemo, Margarida e a Calandiva. Os valores variam conforme a embalagem e vão desde R$ 5, os mais baratos, até R$ 18; o mais caros para esse tipo de arranjo.
O antigo costume de comprar flores para ornar os túmulos como forma reverência aos mortos, aquece significativamente o comércio floricultor. “O movimento aqui aumentou bastante desde quinta-feira e deve dobrar até o final do feriado”, contou Suely Ulian Alves proprietária da floricultura Beija Flor.
Para Fabiana Ferreira Melo, dona da Rede Flora, a concorrência com supermercados, que passaram também a comercializar flores, pode atrapalhar as vendas das lojas especializadas. Precavida, ela não aumentou muito o estoque para evitar maiores perdas. Mesmo assim, o crescimento do faturamento no feriado é bem significativo. “Vamos vender uns 70% a mais do que o normal”, calculou.
LEIA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JPTL