Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Comunidade Santa Luzia comemora sua padroeira

Estão programados shows e quermesses todas as noites, a partir das 20 horas, no Espaço D.O.S, localizado no bairro Santa Luzia.

Paróquia Santa Luzia de Três Lagoas estará em festa neste final de semana -
Paróquia Santa Luzia de Três Lagoas estará em festa neste final de semana -

Começa hoje e prossegue até segunda-feira (13), a 3ª Fest Show Católica, promovida pela Paróquia Santa Luzia em louvor a padroeira dos olhos e de vários bairros de Três Lagoas. Estão programados shows e quermesses todas as noites, a partir das 20 horas, no Espaço D.O.S, localizado no bairro Santa Luzia. O tríduo, três dias de oração em preparação a festa, terminou ontem (10), mas na segunda-feira, dia de Santa Luzia, haverá procissão às 18 horas.
A programação será aberta hoje, com show da banda católica Unidos Pela Fé. Amanhã (12) tem show com a dupla Tato & Nando e na segunda, a animação fica por conta da cantora Débora Neves. O pároco José Mauro Marco, convida toda a comunidade para participar da procissão será realizada na segunda-feira, a partir das 18 horas, saindo das quadras cobertas da Lagoa Maior até a Igreja Santa Luzia. “Todas as famílias estão convidadas a participar deste momento especial em louvor a nossa padroeira”, convida o padre.
Segundo o padre, a comunidade é bastante participativa, principalmente, em ocasiões especiais como a festa da padroeira. O padre mostra-se bastante satisfeito com o envolvimento das lideranças nas pastorais e movimentos da igreja. Além da matriz Santa Luzia, o padre José Mauro também celebra nas capelas São Sebastião, Santo Expedito e Nossa Senhora Mãe dos Pobres.
O salão de festas e reuniões da paróquia que foi castigado pelo vendaval de 27 de setembro, já foi recuperado. A Igreja de Santa Luzia, uma das mais antigas de Três Lagoas foi recentemente reformada e moderna para atender os fiéis que freqüentam as missas. Segundo o padre José Mauro, todos os dias 13 de cada mês, acontecem missas em louvor a Santa Luzia.

CONHEÇA A SANTA

Conta-se que Luzia nasceu em Siracusa, Itália, e ainda muito jovem fez votos de castidade eterna. Pertencente a uma família muito rica, com a morte do pai, a mãe ofereceu a mão da moça a um jovem pagão pertencente à corte local. Luzia pede o adiamento do casamento e decide, então, convidar a mãe a uma peregrinação ao túmulo da mártir Santa Águeda. A mãe, que estava doente, vai ao túmulo da santa e volta da viagem curada. Nesse dia, permite à filha se manter casta e consente que ela divida seu dote com os mais pobres.
Descontente, o ex-noivo a denuncia ao governo romano. Era o período da perseguição religiosa imposta pelo cruel imperador Diocleciano; assim, a jovem foi levada a julgamento e condenada à morte.
Devido aos relatos de que Luzia teria arrancado os próprios olhos, preferindo isso a renegar sua fé em Cristo, hoje ela é aclamada a Santa protetora dos olhos.