Nesta terça-feira, 27, a consultora da Tetra Pak, Eclair Silva, está visitando o município para acompanhar os primeiros resultados da implantação do projeto de Coleta Seletiva em Três Lagoas.
Durante a manhã, a consultora esteve na Cooperativa Arara Azul acompanhando o trabalho dos colaboradores na separação correta dos materiais recicláveis. Segundo Eclair, Três Lagoas está de parabéns com o projeto e a cooperativa já está inserida para conseguir benefícios futuros, como pagamento de frete e equipamentos como prensa, esteira, elevador de carga e balança.
“A Cooperativa tem um bom espaço, uma boa estrutura, os fardos são bem feitos, além de coletarem uma boa quantidade de material. Acompanho municípios dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e Três Lagoas é um dos melhores locais onde é desenvolvido o projeto com a parceria entre Prefeitura e Cooperativa”, destacou Eclair.
Segundo a consultora, é fundamental que no início do projeto a Cooperativa tenha suporte da Prefeitura para que no futuro eles tenham condições de caminhar sozinhos.
Eclair esteve em Três Lagoas aproximadamente 30 dias antes da implantação do projeto. A cada três ou quatro meses, o município receberá a visita da consultora para acompanhar o trabalho e orientar no que for necessário. Por mês, a consultora realiza 50 visitas em cooperativas, comércio e prefeituras dos estados de MT e MS.
De acordo com Eclair, outro ponto importante a ser trabalhado é a Educação Ambiental. A Tetra Pak irá encaminhar cartilhas para que as ações sejam realizadas também nas escolas.
Para a presidente da Cooperativa, Lúcia Castro, o acompanhamento e a consultoria são importantes para o sucesso do projeto. “É um trabalho rico, de importância social e valorização dos colaboradores”, disse Lúcia, reforçando que a Cooperativa já vem auxiliando outras cidades com informações sobre o projeto.
Acompanharam a visita o engenheiro ambiental da Financial, Fabiano do Amaral Carvalho; a presidente da Cooperativa Arara Azul, Lúcia Castro; Wilson Moreira Mariano, que será nomeado gestor do Projeto de Coleta Seletiva e o responsável pela área de Educação Ambiental e divulgação, Vanderlei Junior.
FAÇA SUA PARTE
A reciclagem é uma das formas mais eficientes de resolver o problema do lixo nas cidades, possibilitando a criação de novos empregos e renda nas cooperativas e indústrias recicladoras, além de aumentar a vida útil dos aterros sanitários e prevenir doenças como a dengue. Isso significa melhor qualidade de vida para toda população.
Para facilitar o trabalho da cooperativa, limpe os frascos, garrafas, vidros e as embalagens Tetra Pak. Isso evita a presença de insetos e outros animais, o mal cheiro e facilita o armazenamento em casa até o dia da coleta.
Para isso a participação de todos é fundamental, separando os materiais recicláveis e encaminhando para Coleta Seletiva.