Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Crea reconhece que TL avança na questão da acessibilidade

Segundo a inspetora, muitos imóveis possuem calçadas construídas corretamente na cidade

Muitos imóveis possuem calçadas construídas corretamente na cidade -
Muitos imóveis possuem calçadas construídas corretamente na cidade -

Para a inspetora do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) de Três Lagoas, Carmem Goulart, nos últimos dois anos houve um avanço na cidade em relação ao cumprimento da Lei de Acessibilidade. Ela afirmou que muitos imóveis já possuem calçadas respeitando a mobilidade reduzida das pessoas, garantindo assim, o acesso de todos os cidadãos.

Segundo Carmem, o trabalho da Prefeitura, da promotoria do Meio Ambiente de Três Lagoas, que exigiu a regularização de muitas calçadas na cidade, aliado à conscientização da população, contribuiu para esse avanço. Ela entende, contudo, que ainda “há muito que ser feito nessa área”.

Com o objetivo de continuar conscientizando a população sobre a acessibilidade, o Crea realiza hoje uma blitz educativa sobre esse tema. “As pessoas acham que apenas os deficientes físicos têm mobilidade reduzida, mas todos idosos, obesos e gestantes possuem dificuldades de locomoção. Estes devem ser respeitados também”, ressaltou.

Durante a blitz, que terá início às 10 horas, no cruzamento da avenida Antônio Trajano com a rua Paranaíba, serão distribuídos cartilhas e panfletos educativos, informando como construir uma calçada correta, a respeitar as vagas no estacionamento para deficientes físicos, os assentos reservados nos ônibus, entre outros locais para todos com mobilidade reduzida.

“A população, não apenas de Três Lagoas, mas de outros municípios do país, já está mais consciente sobre a importância de respeitar os espaços reservados”, frisou Carmem Goulart.

AGENDA
Além da blitz educativa, o Crea realizará às 14 horas, um encontro que reunirá os presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da região do Centro Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Às 19 horas, na sede do CREA, haverá uma palestra com o tema “Valorização Profissional”. Logo após, será realizada uma homenagem “in memorian” ao engenheiro civil Said Saiar e ao engenheiro Agrônomo, Onildo Bezerra Pinho. Duas salas na sede da instituição vão receber o nome desses profissionais.