Os alunos do projeto Meu Pincel Mágico, da Casa da Cultura, participaram no último sábado (10), às 8h, da oficina “Contador da História da Arte”, ministrada pela professora de artes visuais de Andradina (SP), Ava de Oliveira Costa dos Passos Ribeiro, que interpretou contos e músicas.
A aula teórica abordou desde a pré-história até chegar ao Barroco, com a figura de Antônio Francisco Lisboa, o “Aleijadinho”.
“A escolha por este personagem se deve à proximidade da Semana Santa e também à influencia dele no início da história do Brasil. É importante que as crianças conheçam a história da arte e o seu significado. É importante que se conheça o passado. O presente e o futuro, estes elas terão tempo de conhecer. Alguém se encarregará de contar”, disse.
Além da necessidade da base teórica, a coordenadora do projeto Nilva Barroso destaca a importância com que o assunto é abordado com as crianças. Eva é tutora de Nilva na Universidade, no pólo de Andradina (SP), mas foi a personalidade de Ava, o fator determinante.
“Ela [Ava] é bastante espontânea. É ideal para trabalhar com crianças. Ela chegou na sala com um cajado nas mãos e prendeu a atenção dos alunos do começo ao fim”, completou.
Depois da aula teórica, foi o momento das crianças mostrarem o que aprenderam. Em estudo ao trabalho e a obra de Aleijadinho, as crianças desenharam anjos – especialidade do artista. O resultado foi aprovado pela professora.
“Temos de respeitar os desenhos da criança. Os traços infantis. É a partir deles que vamos treinando, gradativamente, de acordo com a necessidade e limitações de cada um”.
O término da oficina foi marcado por sorteios de brindes. No entanto, a estimativa é de que Ava retorne ao projeto outras vezes e ainda neste ano.
“As crianças adoraram. Vamos ter de promover mais oficinas”, garantiu a coordenadora do projeto. A oficina reuniu em torno de 40 crianças das duas turmas do projeto.