
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Três Lagoas pretende distribuir 40 mil preservativos durante a campanha de carnaval no município, entre os dias 14 a 17 de fevereiro. Os técnicos do Programa e voluntários participam do bloco, “"Bloco da Prevenção", no desfile das Escolas de samba na avenida, alertando a população sobre a importância do uso da Camisinha, na ocasião serão distribuídos preservativos.
Também durante os dias de carnaval os técnicos do Programa vão percorrer locais como clubes e bares em geral da cidade, no intuito de orientar a população referente à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e o uso da camisinha.
Segundo o Ministério da Saúde essas campanhas promovidas nas cidades durante o carnaval estimula o uso do preservativo, e é uma das fundamentais estratégias para o enfrentamento do HIV/Aids.
CAMPANHA NACIONAL
Este ano a campanha nacional traz a mensagem para informar o jovem se prevenir contra o vírus da Aids, usar camisinha, fazer o teste e, se der positivo, começar logo o tratamento, reforçando o conceito “camisinha + teste + medicamento” de prevenção combinada.
CASOS
De acordo com dados do CTA de Três Lagoas, no ano passado foram registrados 48 novos casos de Aids no município. Em 2013, 33 pessoas contraíram a doença. Um aumento de mais de 45%, um índice alarmante.
Até o fim de novembro a cidade havia constatado 37 casos, ou seja, somente em dezembro 11 pessoas foram diagnosticaram com o vírus. Este ano cinco gestantes foram contraíram HIV, sendo elas três adolescentes de 15, 17 e 18 anos.
Mais da metade dos infectados possuem de 25 a 40 anos, representando 50% dos casos, em seguida aparecem os jovens de 14 a 24 anos, com 30%. O restante dos diagnosticados têm acima de 40 anos, 20%.
Em média, o CTA realiza mensalmente 150 exames de HIV, fora outros exames realizados em locais específicos como empresas e etc. Assim que é diagnosticado com o vírus o paciente é acolhido no mesmo dia pela equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, assistente social, enfermeiro, ginecologista, infectologista, farmacêutico, e quando necessário é agendado atendimento de outros profissionais da saúde.