Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Curso de inteligência policial para magistrados entra na reta final

O objetivo de curso é fornecer conhecimento básico de inteligência artificial aos magistrados

Está na fase final o Curso sobre Fundamentos Básicos de Inteligência e Contrainteligência realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Polícia Civil em parceria com o Tribunal de Justiça. A capacitação começou no dia 15 de novembro e será finalizada no próximo dia 10.  O objetivo de curso é fornecer conhecimento básico de inteligência artificial aos magistrados, visando à sua aplicação efetiva tanto no campo da segurança orgânica e pessoal, bem como na execução da magistratura criminal.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, as orientações recebidas durante a capacitação são importantes e permitirão que os magistrados utilizem melhor as informações disponíveis, não apenas na interpretação pessoal, mas nas decisões quando da prestação jurisdicional.

Dividida em cinco em módulos, a grade curricular do curso abordou temas como: organizações criminosas, histórico da atividade de inteligência, Atividade de Inteligência, Contrainteligência, Gestão da Informação, Busca eletrônica  e Estudo de Caso, totalizando 20 horas/aula.

O último módulo acontece no dia 3 de dezembro (sábado), na Academia da Polícia Civil (Acadepol), localizada no Parque dos Poderes. O primeiro tema é “Gestão da Informação”, ministrado pela delegada de Polícia Ana Cláudia Oliveira Marques Medina. O segundo se refere à “A Busca eletrônica”, ministrado pelo delegado Antônio Carlos da Costa Mayer, ambos integrantes do Departamento de Inteligência Policial (Dip). Encerrando o cronograma do curso, no dia 10 de dezembro será realizado um estudo de caso, englobando todo o conteúdo abordado.

Após a última atividade, os 32 participantes receberão certificado de conclusão expedido pela Academia da Polícia Civil com a Escola Judicial do Tribunal de Justiça (Ejud).