A Secretaria de Agronegócios, Ciência e Tecnologia em parceria com o Sindicato Rural de Três Lagoas e o SENAR/MS promove nesta semana um curso de derivados de leite, na sede da APAE Rural.
Conforme a educadora do SENAR, Malvina Marta Arruda, o curso é ministrado em 32 horas aula com conteúdo básico que dá suporte para outras receitas. “Aqui se aprende como preparar os principais produtos derivados do leite e a fazer as combinações, para saber como utilizá-los no dia a dia”, explicou Malvina.
O conteúdo do curso inclui receita de iogurte, fermentado, queijos minas e frescal, coagulados meia cura, ricota, massa filada e quark, requeijões cremoso e corte, manteiga, gordura, doces cremoso e corte; aproveitamento do soro, e queijos sem coalho.
O curso foi aberto para a população em geral. O jovem Alécio Rodrigues da Cruz, de 19 anos, disse que está gostando do curso e que vai aproveitar melhor o leite que se utiliza no Quartel da 2ª Cia de Infantaria do Exército, onde é soldado. “O que eu aprender aqui também iremos usar lá no Quartel. As receitas são muito práticas e não é difícil fazer. Vamos aproveitar melhor o leite e utilizá-lo bem no dia a dia com outras combinações”, afirmou Alécio.
Já a cozinheira Gisele da Silva Gomes, 27 anos, vai aperfeiçoar as receitas com o leite que chega ao Abrigo Poço de Jacó, onde trabalha. “Vim fazer o curso para aprender receitas novas para as crianças e repassar para quem quer aprender. E também podemos aproveitar melhor o leite que às vezes chega por doação. O curso está sendo muito proveitoso, as receitas são fáceis e a educadora consegue transmitir de maneira simples”, concluiu Gisele.