Dois em cada dez adolescentes estão com o esquema vacinal completo contra o vírus do HPV, em Três Lagoas. O dado é do Setor de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o levantamento, são 8 mil moradores que possuem idade apropriada para receber a vacina gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). São 5 mil meninas, que têm entre 9 e 14 anos, e 3 mil meninos, de 11 a 14 anos. Deste total, 19,5% das meninas estão vacinadas com as duas doses e 23% dos meninos. O ideal preconizado pelo Ministério da Saúde é de, ao menos, 95% deste público imunizado.
Segundo a coordenadora do Setor, Humberta Azambuja, o imunizante é fornecido de graça nas unidades de saúde da rede pública. “Atualmente a vacina está disponível somente nos postinhos. Antes da pandemia da Covid-19 nossas equipes chegaram a realizar campanhas dentro das escolas municipais e estaduais. No entanto, hoje, nosso foco continua sendo a imunização contra a Covid e contra a Influenza, com o início da campanha nesta semana”, destaca.
A vacina para este público é administrada em 2 doses com intervalo de 6 meses. Em adultos, são necessárias 3 doses e somente na rede particular.