Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Doutor em Letras contribui para a alfabetização nacional

Conjunto de obras pretende contribuir para a alfabetização nas frentes ?como ler mais, melhor e em menos tempo?

Orlando Antunes Batista ocupa a cadeira nº 12 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras -
Orlando Antunes Batista ocupa a cadeira nº 12 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras -

Acelerar o processo de alfabetização é o objetivo de uma série de trabalhos do doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, Orlando Antunes Batista. O pesquisador de 62 anos, sumidade em pesquisas da área de formação do leitor, deve lançar no próximo mês seu mais recente trabalho – “Epistemologia da Teoria Normativa para o ato de Leitura” – obra editada pela gráfica Dom Bosco e gerida no Instituto Superior de Educação (ISE) das Faculdades Admamantinenses Integradas (FAI), local onde Orlando é docente desde a década de 90.

Dentre seus trabalhos relativos à formação do leitor estão: Modelagens Lingüísticas e Adaptações Textuais (1996), Teoria da Adaptação Textual (1996), Formação do Leitor e Construção do Imaginário Textual (1998), Saberes para a Educação no Futuro (2003) e O Fracasso do Leitor no Processo de Compreensão do Texto (2006).

Orlando reside em Três Lagoas e foi professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de 1975 a 1985, onde também teve o mérito de fundar o Mestrado em Letras no Campus do município. Além disso, ocupa a cadeira nº 12 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, tendo como patrono o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondom.

Este último trabalho lhe rendeu dois anos de pesquisa e hoje lhe rende satisfação por contribuir para o sistema de alfabetização nacional. “As séries de pesquisas sobre o tema fecha o cerco para um dos maiores problemas da sociedade que é mostrar para os educadores: como ler mais, melhor e em menos tempo”, destacou Antunes.

HISTÓRICO

Orlando Antunes Batista é nascido em Rancharia, Estado de São Paulo, aos 5 dias de maio de 1947, filho de Fernando Antunes Batista e Ernestina Maria das Dores. Professor universitário, escritor, poeta e compositor, residente  de Três Lagoas (MS).

Antunes é professor aposentado da UFMS, Doutor em Letras pela USP, Livre-Docente em Teoria Literária.

Ensinou profissionalmente nos seguintes estabelecimentos: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1975/85), Centro Universitário de Aquidauana, Universidade Federal de Goiás, Universidade Estadual de Goiás, Centro Universitário de Três Lagoas, Faculdade de Filosofia de Adamantina (SP), Faculdades Adamantinenses Integradas, Fundação Dracenense de Educação e Cultura e Universidade Católica Dom Bosco (1997/2002).

Desempenhou vários cargos administrativos universitários, como Diretor, Coordenador de cursos, Conselheiro e outros.

É autor de 35 obras publicadas, sendo 29 livros (dentre estes: "O Espaço da Esperança", "Jacaré Porã", "Modelagens Lingüísticas & Adaptações Textuais", "Teoria da Adaptação Textual", "Madurez no Pantanal", "A Serpente Serelepe" e "Estrela de Pã").

Suas obras são mencionadas em referências nacional e internacional.