Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Em uma semana, cidade registra 102 casos suspeitos de dengue

Três Lagoas registrou um aumento de 102 casos notificados de dengue

É importante que a população tire 15 minutos todos os dias para olhar o quintal e que faça disso uma rotina -
É importante que a população tire 15 minutos todos os dias para olhar o quintal e que faça disso uma rotina -

Três Lagoas registrou um aumento de 102 casos notificados de dengue em apenas uma semana. Conforme o boletim epidemiológico, divulgada na semana passada, até o dia 29 de janeiro, havia sido registrado 94 casos suspeitos da doença no município. Mas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até ontem, Três Lagoas já contabilizava 196 casos notificados de dengue. Desses, 11 casos já foram confirmados como positivos e 14 negativos.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância e Saneamento, Neide Yuki, se a população não fizer a sua parte e colaborar na limpeza dos quintais, Três Lagoas corre o risco de ter uma nova epidemia de dengue. O período de chuva, de acordo com a diretora é propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “Dentro de meia hora após uma chuva, os ovos depositados nos fundos das residências podem eclodir e se transformar em larvas e depois em mosquitos”, comentou.


Neide informou que a Secretaria de Saúde vem fazendo a sua parte no combate ao mosquito. De acordo com ela, os trabalhos estão sendo concentrados nos bairros em que foram apontados um alto índice do foco do mosquito da dengue. “Terminamos o pós Lira e, através da Secretaria de Infraestrutura está sendo feita a roçada dos terrenos baldios”, informou.


Ainda de acordo com a diretora do Departamento de Vigilância e Saneamento, os agentes de educação e saúde continuam percorrendo os bairros e fazendo o trabalho de rotina, na prevenção e orientação junto aos moradores.  Paralelo a isso, os agentes de endemias também fazem o bloqueio com inseticida no quarteirão da residência em que foi registrado algum caso suspeito de dengue. Isso é para evitar que o mosquito de prolifere para outros bairros.


Para evitar uma nova epidemia da doença, Neide Yuki solicitou que a população tenha o hábito vistoriar os quintais todos os dias e, principalmente após a chuva. “Um copo descartável, uma tapinha de garrafa, entre outros servem, como depósito para criação do mosquito da dengue. É importante que a população tire 15 minutos todos os dias para olhar o quintal e que faça disso uma rotina”, disse.