Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Empresários atendem à convocação do MP

De cada empresa, foi designado um monitor para identificar criadouros do mosquito da dengue

Em atendimento à notificação do Ministério Público (MP), através da 4ª Promotoria de Justiça de Três Lagoas, maioria dos empresários designou um ou mais funcionários para curso de capacitação contra a dengue.
Pelo menos, uns 300 representantes de empresas participaram de curso de duas horas, no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Unidade II, no início da tarde de ontem (5).
O objetivo da capacitação dos monitores, designados pelos empresários, entre o quadro de seus funcionários, foi receber informações e orientações práticas de como identificar os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Caberá ao monitor de combate à dengue de cada empresa, não só identificar, mas também retirar tudo o que possa se transformar em focos de proliferação do mosquito da dengue.
A convocação do Ministério Público, para que todos os empresários colaborem para evitar o surgimento de nova epidemia de dengue, se deve a Inquérito Civil Público nº 08/2010, instaurado na 4ª Promotoria de Justiça. Ele tem a finalidade de identificar e conter as principais causas do avanço dos casos da doença, que na semana passada já atingiu  227 casos confirmados.
A Promotora de Justiça, Ana Cristina Carneiro Dias, lembrou que é intenção do Ministério Público firmar parceria com os empresários no combate à dengue, contando com o apoio de todos.
Àqueles que não deram atenção à notificação do Ministério Público e não designaram representante para se tornar monitor de combate à dengue em sua empresa, Ana Cristina lembra que “a legislação em vigor prevê como crime a conduta daquele que ‘expõe a vida ou a saúde de outrem a perigo’ ou ‘causar epidemias’ ou ‘infringir determinação do Poder Público destinada a impedir propagação de doença contagiosa’, com penalidade de até um ano de cadeia”.

GRUPO RCN

O Grupo RCN de Comunicação, que agrega o Jornal do Povo, TV Concórdia, Band FM e Cultura FM, designou a funcionária Romilda Pereira de Souza, como monitora na luta de combate à dengue. Ela participou do curso de capacitação, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Tudo o que falaram lá a gente vem fazendo normalmente, todos os dias, cuidando para que não se criem condições para os mosquitos proliferarem. De ora em diante, vamos dar atenção especial aos copos descartáveis de água e cafezinho, como a gente sempre faz, recolhendo tudo em sacos de lixo”, disse Romilda. “O que a gente puder fazer a gente faz, mas é importante também que todos colaborem”, observou.
“A dengue é doença séria, que pode levar até à morte das pessoas. Por isso, todos devemos nos unir para evitar que o Aedes Aegypti tenha condições de viver entre nós”, completou.
No curso, em linguagem prática, os monitores de cada empresa receberam orientações de como identificar o mosquito transmissor da dengue, os sintomas e as complicações da doença e os cuidados e mudanças de comportamento, que todos devemos adotar, não só nas nossas casas, mas também no ambiente de trabalho.

Mais informações em nossa edição impressa