Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Entidades realizam o 1º Encontro Terra, Trabalho e Saúde

O 1º Encontro Terra, Trabalho e Saúde: em busca da sustentabilidade será realizado hoje, às 19h, e amanhã, das 8h às 12h. O evento é aberto ao público em geral

O 1º Encontro Terra, Trabalho e Saúde: em busca da sustentabilidade será realizado hoje, às 19h, e amanhã, das 8h às 12h, retornando às 13h30 para realização de trabalhos em grupos. O evento é destinado a acadêmicos, lideranças das comunidades rurais e urbanas, e demais pessoas preocupadas com questões socioambientais na microrregião de Três Lagoas. O encontro é uma promoção da Comissão Regional de Justiça e Paz, Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Três Lagoas (AGB/TL), Comissão Pastoral da Terra – MS.

De acordo com a professora do curso de Geografia da UFMS/Campus de Três Lagoas, Rosemeire de Almeida, o encontro é gratuito, o participante pode se inscrever no local, ou melhor, minutos antes da abertura da reunião. A expectativa é de que 90 pessoas participem. Ao final do encontro, todos os ouvintes receberão certificado de participação expedido pela AGB/TL.

A professora informou também que o objetivo do evento é fomentar um espaço de reflexão e debate sobre as questões socioambientais e discutir a viabilidade da formação de uma Comissão Local de Justiça e Paz (organismo ligado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB).

Programação:
Sexta-feira, às 19h – Abertura com apresentação cultural; 19h30 – Mesa-Redonda 1: Meio Ambiente e Saúde: biodiversidade, agronegócio e população indígena com a professora doutora, Rosemeire de Almeida, e professor mestre, Cláudio Ribeiro Lopes.
 
Sábado, às 8h – Palestra: A atuação da Comissão de Justiça e Paz em Mato Grosso do Sul; 8h30 – Mesa-Redonda 2: Agronegócio da celulose e relações trabalhistas com o advogado João Petenatti, professor mestre Guilherme Marini Perpétua e professor doutor Júlio Cezar Ribeiro; 10h – Mesa-Redonda 3: Povos Indígenas e Camponeses com professora mestre Juliana Grasieli Mota, professor mestre Mieceslau Kudlavicz, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasilândia e assentamentos, 13h30 – Grupo de trabalho sobre a Organização da Comissão.