Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Escolas da Rede Estadual de Ensino realizam eleições hoje

O objetivo é eleger de forma democrática a nova direção de cada escola

Podem votar alunos a partir de 12 anos, pais ou responsáveis e funcionários das escolas -
Podem votar alunos a partir de 12 anos, pais ou responsáveis e funcionários das escolas -

A Rede Estadual de Ensino realiza, hoje, as eleições para diretores e diretores-adjuntos em todo Mato Grosso do Sul. Em Três Lagoas, as 11 escolas onde estudam aproximadamente 11 mil alunos participam das eleições. O objetivo é eleger de forma democrática a nova direção de cada escola. Podem votar alunos a partir de 12 anos, pais ou responsáveis e funcionários das escolas. Entretanto, apenas um integrante de cada família pode ir às urnas.

Na escola Afonso Pena, duas chapas concorrem à vaga. A chapa 1 é composta pelo atual diretor Antônio Garcia e Célia Maria, atual adjunta. Na chapa 2 estão as professoras de Língua Portuguesa Joana Darc e Josélia. Há também a candidata única e coordenadora da escola, professora Mabel. De acordo com a presidente da comissão eleitoral escolar Rosângela Dias de Oliveira, a expectativa é de que, pelo menos, 2.000 pessoas votem. “Esperamos que as eleições atraiam o maior número possível de eleitores, pois fica mais democrático”, disse.

Para a diretora da Escola Estadual Fernando Correia, Sônia Maria Teresinha Barbosa, as eleições contribuem para que a qualidade de ensino seja melhorada, pois os eleitores passam a participar mais efetivamente das atividades escolares. “Eles se sentem no direito de cobrar e participar mais da vida escolar dos filhos, por isso considero bastante positivo escolher a direção por meio de votações”, explicou. Sônia Maria e a diretora adjunta Maria de Fátima Anjoletto Macedo fazem parte da chapa única da escola. Sônia Maria concorre ao cargo pelo quarto ano consecutivo. Para vencer novamente, ela precisa ter, no mínimo, 50% dos votos a seu favor. 

Concorre à vaga para a direção da escola Dom Aquino a professora de tecnologia Cristina Aparecida Faria, em chapa única, a atual diretora Marizete Bazé Kiil e a adjunta Fátima Conceição da Silva. Conforme a coordenadora pedagógica da escola, Vanda Maria da Silva, estima-se que 1.800 pessoas votem para eleger a nova direção. Ela acredita que envolver a comunidade nas votações é bastante positivo, pois os pais cobram esse tipo de ação interativa.

PREPARAÇÃO
Participam das eleições professores que foram considerados aptos na avaliação de competências básicas de dirigente escolar e que elaboraram um projeto de gestão. O projeto foi apresentado à comunidade escolar.

Durante o período de votação, é proibido qualquer tipo de propaganda eleitoral das chapas ou candidatos avulsos. A posse dos candidatos eleitos será no dia 1º de dezembro. Na transmissão da função, a direção anterior apresentará ao seu sucessor o inventário dos bens públicos, permanentes e de consumo, sob a guarda da unidade escolar, bem como as prestações de contas referentes às verbas estaduais e federais, recebidas no decorrer do respectivo mandato.  De acordo com o Educacenso 2010, são 362 escolas estaduais em Mato Grosso do Sul.