Veículos de Comunicação

CBN Campo Grande

Estado empossa membros do Conselho Estadual de Trânsito

Três Lagoas está entre um dos municípios representados pelo Conselho

Membros do Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Cetran/MS) - Divulgação
Membros do Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Cetran/MS) - Divulgação

Na manhã desta terça-feira, 14, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, representando o governador Reinaldo Azambuja, empossou os membros do Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Cetran/MS).

Além de Três Lagoas, os municípios de Campo Grande e Dourados, também são representados pelos conselheiros empossados. Eles também atendem a Sejusp, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, o Detran, Agesul, Polícia Militar, Conselho Regional de Psicologia, além dos sindicatos patronal de entidades e trabalhadores do trânsito.

Regina Maria Duarte, que nos últimos dois anos esteve à frente do Conselho, foi reconduzida ao cargo, além de outros 12 conselheiros, que conduzirão os trabalhos do órgão, que é diretamente ligado à Sejusp, no biênio 2015/2017.

Presente na solenidade, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro, destacou que o Cetran tem papel fundamental na elaboração de políticas voltadas para assuntos emergentes como a redução dos acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motociclistas.

“Os acidentes envolvendo motociclistas impactam sobremaneira, não apenas as estatísticas da Sejusp, mas principalmente o sistema de saúde, que destina grande parte dos recursos que recebe, em cirurgias, tratamentos e medicamentos para essas vítimas”, destacou o diretor-presidente do Detran.

O secretário Sílvio Maluf lembrou que o Governo do Estado está realizando um estudo detalhado em vários municípios de Mato Grosso do Sul, que irá nortear as políticas e ações de combate aos acidentes de trânsito, em especial envolvendo motociclistas.

Entre as atribuições do Cetran estão a elaboração de normas, respostas a consultas relativas à aplicação da legislação, julgamento de recursos interpostos contra decisões das Juntas Administrativas de Recursos e Infrações e dos órgãos e entidades estaduais nos casos de inaptidão permanente.

A solenidade de posse contou com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública adjunto, Hélton Fonseca Bernardes, do Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho, do comandante da Polícia Militar Rodoviária, coronel Waldir Acosta, do superintendente de Políticas Penitenciárias, Rafael Garcia Ribeiro e do Superintendente de Políticas de Segurança Pública, coronel Luiz Garcia Gomes.