Ainda não há previsão para o início do funcionamento da nova Unidade Educacional de Internação (Unei) Tia Aurora de Três Lagoas, após reunião com o governo, em Campo Grande, na última segunda-feira, 23.
O diretor da Unei, João Batista Pinheiro, participou de reunião na Superintendência de Assistência Socioeducativa do Mato Grosso do Sul, o encontro teve como objetivo definir os últimos ajustes para o início do funcionamento da unidade.
Inaugurada no dia 17 de dezembro, com a presença do ex-governador André Puccinelli, senadora eleita Simone Tebet e o ex-secretário de Justiça e Segurança Pública do estado, WantuirJacini, a Unei Tia Aurora, considerada uma das maiores unidades do país,completou na semana passada, dois meses fechada.
Para o funcionamento faltam chegar parte da mobília do prédio e a contratação da equipe de trabalho.
De acordo com Pinheiro, a data ainda não foi definida, e nem acertada as últimas pendências.“O governo assumiu agora, no momento está ficando a par de como a máquina pública se encontra, para tomar posições. Após estudo e análise de toda a situação, esperamos que no próximo mês já tenhamos uma posição exata da data”.
CONTRATAÇÃO
Segundo o diretor, a unidade possui atualmente 25 agentes trabalhando. Para atender a demanda da Unei, será preciso contratar em média de 35 a 40 servidores.
O governo estuda de que forma esse trabalho será executado, por meio de contratação ou plantão extraordinário. No plantão, o estado contrata o agente da própria unidade, em regime de horas extras.
“Não esperávamos esse impasse no início das atividades da nova unidade, nossa previsão era de começar a funcionar ainda no antigo governo. Esse atraso não está prejudicando os internos, porém não possibilita que a Unei de Três Lagoas atenda um maior número de jovens”, informou.