Veículos de Comunicação

Obra

Expansão da Fibria chega a 71% de execução e emprega 7,6 mil trabalhadores

Ampliação da fábrica de celulose é um dos maiores investimentos privados do país

Obras de expansão da fábrica de celulose da Fibria, em Três Lagoas, chegaram a 71% da parte física executada - Divulgação
Obras de expansão da fábrica de celulose da Fibria, em Três Lagoas, chegaram a 71% da parte física executada - Divulgação

As obras de expansão da fábrica de celulose da Fibria, em Três Lagoas, chegaram a 71% da parte física executada. A construção da nova unidade do Projeto Horizonte 2 emprega atualmente, de acordo com a empresa, 7,6 mil trabalhadores em seu canteiro de obras. A ampliação é um dos maiores investimentos privados do país.

“As obras do Projeto Horizonte 2 seguem à frente do cronograma e abaixo do custo inicialmente previsto. Esse projeto, que irá ampliar a nossa liderança no mercado global de celulose, cria para a indústria uma nova referência mundial de curva de execução em função da alta produtividade que temos obtido”, declarou o presidente da Fibria, Marcelo Castelli.

De acordo com a Fibria, o projeto tem grandes equipamentos que para serem montados, exigem guindastes de magnitude impressionantes. Dentre os que chamam mais atenção pelo tamanho e capacidade, está o que içou o balão da Caldeira de Recuperação, que pode atingir 142,5 metros de altura e tem capacidade para levantar 800 toneladas.

Segundo a empresa, apenas a roda de contrapeso do equipamento, tem mais de três metros de diâmetro. O peso total é impressionante, considerando todas as peças, chega a mais de mil toneladas, equivalente a uma frota de mil carros populares. O processo de montagem desse guindaste levou dez dias.

A nova linha, com capacidade para produzir 1,95 milhão de tonelada por ano de celulose, está prevista para entrar em funcionamento no último trimestre de 2017. O suprimento de madeira para a operação da segunda linha, segundo as empresa,  virá de florestas cultivadas no Mato Grosso do Sul e segue conforme o planejado.

Dos 187 mil hectares de florestas plantadas necessárias para abastecer a nova fábrica, a Fibria já conta com 125 mil hectares plantados em áreas próprias, arrendamentos e parcerias. Outros 7 mil hectares serão plantados ainda neste ano. Os 55.000 hectares restantes serão plantados em 2017 e 2018.