Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Falha na rede elétrica causa transtornos a comerciantes da área central

O transformador que distribui energia elétrica para os estabelecimentos comerciais não suporta a carga e, por isso, constantemente, há queda de energia, segundo informação dos lojistas

Comerciantes da rua Monir Thomé, nas proximidades do número 300, reclamam da má qualidade dos serviços prestados pela Elektro. A queixa já foi feita à central de atendimento inúmeras vezes, via telefone (0800), segundo informações do sócio-proprietário da Comercial Elétrico, Marco Aurélio Hilário Pinto Borges. Apesar disso, ele diz que até agora não foi tomada nenhuma providência.

De acordo com Borges, o transformador que distribui energia elétrica para os estabelecimentos comerciais não suporta a carga, e, constantemente, há queda de energia. Esta falha no fornecimento de energia, segundo o sócio-proprietário, tem prejudicado as vendas em sua loja, uma vez que o atendimento ao cliente é vinculado à tecnologia. “Sem energia não é possível verificar preço nos computadores, não há como fazer recebimento, principalmente com cartão de crédito. Estamos reféns da energia”, pontuou.


Conforme Borges, entre os anos de 2012 e 2013, o transformador foi trocado três vezes pelos funcionários da Elektro, mas o problema da falta de energia em horário comercial continua. Ele conta também que os fusíveis queimam com frequência. Outra reclamação é que a manutenção é feita sem aviso prévio aos comerciantes, além de ser em horário de funcionamento do comércio. “Eles não têm a cautela de programar a troca de equipamentos nos períodos em que o comércio está fechado ao público”, ressaltou.


Outro estabelecimento comercial que sofre com o problema da queda de energia é a Farmácia Odeon. Segundo o gerente Paulo Luiz Dutra Vieira, todas as vezes em que acaba a energia é um transtorno. Ele explica que medicamentos como insulina, por exemplo, precisam ficar armazenadas em geladeira. No estabelecimento, há uma grande quantidade desse medicamento porque a Odeon atende à comunidade do programa federal Farmácia Popular. “Porém, todas as vezes em que acaba a energia é necessário colocar este produto em caixas térmicas com gelo e levar até a casa do proprietário, e de lá transferir as ampolas para a geladeira. É um trabalho imenso. Além disso, o cliente chega à farmácia para adquirir a insulina, e aí o produto não está aqui para entregarmos. É difícil”, desabafou.


Conforme os comerciantes, às vezes eles chegam a ficar até quatro horas sem energia. Ressaltaram também que o problema é constante. A categoria acredita que o transformador está sobrecarregado e o ideal é instalar mais um equipamento devido ao crescimento da cidade e ao consequente surgimento de novos pontos comerciais na mesma área. Além disso, a maioria dos lojistas instalou ar-condicionado, computador, entre outros equipamentos eletrônicos.


ELEKTRO
Mas, de acordo com a consultoria institucional da Elektro, o setor especializado analisou o transformador e constatou que não há necessidade de instalação de outro equipamento, pois o atual está dentro dos parâmetros estabelecidos de carregamento.


A consultoria explicou também que foram realizados alguns reparos na rede elétrica. Por exemplo, no dia 13 de dezembro do ano passado, foi feita a substituição do transformador devido a um vazamento de óleo. No dia 9 de março de 2013, o novo transformador instalado apresentou vazamento de óleo nas buchas e foi substituído por um equipamento novo. Após dois dias, ocorreu a queima de um elo fusível do setor (causa não identificada).


Quanto à reclamação dos comerciantes de que a manutenção na rede é realizada em horário comercial sem aviso prévio, a consultoria ressalta que as intervenções, quando ocorrem de forma não programada, são para evitar danos maiores aos clientes, porém a Elektro sempre prioriza o atendimento programado com aviso prévio a seus clientes.