Obras inacabadas ou com vários problemas, em Três Lagoas, refletem na falta de planejamento do governo do Mato Grosso do Sul.
O recapeamento na avenida Capitão Olyntho Manici, no trecho da rua Duque da Caxias até a avenida Ranulpho Marques Leal, no centro, foi liberado antes mesmo da obra ter sido concluída.
A empresa CGR Engenharia iniciou os trabalhos no final de setembro deste ano, mas não concluiu a obra devido ao valor não ter sido suficiente para a execução de todo o serviço. Apenas de um lado da avenida- no trecho bairro centro- foi concluído o recapeamento. Do lado contrário, o serviço não foi finalizado.
De ambos os lados, a via está sem sinalização, colocando em risco a vida dos condutores e pedestres. Em frente ao campus I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por exemplo, o redutor de velocidade está sem nenhuma sinalização. Quem não conhece a via, passa direto. A reportagem esteve no local por alguns minutos, o suficiente para presenciar condutores de carro e moto freando em cima do quebra mola, quando não passando direto.
A não conclusão da obra e, consequentemente a falta de sinalização, tem dificultado, não apenas para condutores de carros e motos, mas também para os ciclistas que não tem mais a ciclofaixa, que existia de ambos os lados da avenida. Agora, ciclistas dividem espaço com carros e motos, em uma das vias mais movimentadas da cidade.
Usuários da avenida têm reclamado da não conclusão da obra e da falta de sinalização. O comerciante Aldinei Alves Rodrigues, é proprietário de uma bicicletaria na avenida Capitão Olyntho Mancini, há quatro anos. Ele disse que o serviço está muito mal feito e precisa ser concluído.
O comerciante José Alfredo é proprietário de uma clínica veterinária na avenida e também reclama do serviço executado. “O recapeamento é importante, mas precisa ser terminado”, declarou. A empreiteira não executou também o recapeamento nos retornos da avenida.
A Agência Estadual de Empreendimentos (Agesul) informou que a obra não foi concluída devido à necessidade de nova licitação para conclusão, não só desta, mas de outras de responsabilidade do governo do Estado, que estão em execução em Três Lagoas.
O deputado estadual Ângelo Guerreiro (PSDB), prefeito eleito de Três Lagoas, se reuniu nesta semana com o secretário estadual de Infraestrutura, Ednei Marcelo Miglioli e técnicos da Agesul para tratar dessas obras.
O governo informou que no dia 8 de dezembro deve ser publicado o resultado da licitação para o término das obras de recapeamento da Capitão Olyntho Mancini, da pavimentação de ruas no Vila Verde e na região do Jardim Oiti.
No bairro Vila Verde, moradores reclamam da situação em que se encontram as obras de pavimentação, que tem acumulado, inclusive água de chuva.