Promover um Natal mais alegre e doce. Esse foi o objetivo da entrega de panetones realizada na tarde da última quinta-feira (9) pelos formandos do 4º ano do curso de Jornalismo das Faculdades AEMS. Juntamente com a direção, coordenação e professores os alunos realizaram ação social entregando a coordenação do Abrigo 30 panetones.
Os panetones foram arrecadados pelos próprios alunos e professores da instituição. Depois de uma conversa informal os professores Fernando Gonçalves, Laura Helena e Sidnei Ferreira apresentaram a ação ao Coordenador do Curso de Comunicação Social da instituição, César Bechara, que deu total apoio a causa e em seguida os mesmos elaboraram uma estratégia e colocaram em prática a iniciativa das doações.
“Trocando opiniões tivemos a idéia de arrecadarmos panetones para entregarmos a uma entidade assistencial, o nome do Abrigo Poço de Jacó logo foi lembrado pelos relevantes serviços prestados às crianças assistidas pela entidade”, afirmou o professor Sidnei Ferreira.
Dos 30 panetones entregues, 20 foram arrecadados pelos alunos e 10 doados pelo Supermercado Nova Estrela que não êxitou e abraçou a causa de imediato.
“Com a proximidade do Natal a entrega dos panetones veio de encontro com aquilo que sempre buscamos realizar durante os quatro anos de curso. Estar envolvido com as causas sociais é fundamental para um jornalista, afinal ele não é responsável por apenas repassar informações, mas também por modificar positivamente a comunidade na qual ele está inserido”, apontou o formando André.
A Coordenadora do Poço de Jacó, Marcela Lima, disse que iniciativas como essa trazem a comunidade mais próxima do Abrigo.
“Muitas pessoas não sabem do trabalho realizado pelo Abrigo e como é importante todo o apoio e suporte vindo da sociedade. Essa iniciativa além de alegrar o Natal de nossas crianças ainda abrirá mais uma lacuna de aproximação junto a sociedade”, ressaltou a coordenadora.
Ato de solidariedade
Cumprindo seu papel social as Faculdades AEMS reforçou uma de suas prioridades, a formação de profissionais capazes de promover cidadania.
“Uma de nossas maiores preocupações é formarmos profissionais comprometidos não apenas com a profissão que escolheram exercer, mas também formarmos cidadãos conscientes de suas responsabilidades sociais”, ressaltou o coordenador do curso de Comunicação Social, César Bechara”, sendo reforçado pelo Secretário geral da faculdade, José Luiz Gonçalves.
“Nossa felicidade é tamanha quando vemos que conseguimos embutir em nossos alunos o espírito de solidariedade ao próximo. Ver o comprometimento deles com as causas sociais é muito gratificante, assim como ver a alegria no rosto dessas crianças”, frisou Gonçalves, afirmando que novas doações podem surgir.
“Tenho certeza que essa será apenas a primeira de muitas doações, no que for possível vamos fazer parcerias com o Abrigo em prol de auxiliarmos no futuro dessas crianças”, finalizou.
Após a entrega, professores e alunos conheceram as dependências do Abrigo e souberam mais sobre o trabalho realizado.
Abrigo
O Abrigo Poço de Jacó é uma entidade que assiste crianças de 0 à 18 anos que estão em situação de vulnerabilidade, sendo por algum motivo temporariamente afastadas do seio familiar.
Atualmente o Abrigo presta assistência a 31 crianças, todas elas freqüentam escola e projetos sociais do município.