A Superintendência do Patrimônio da União concretizou, nesta semana, a doação de uma área para o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região construir a nova sede do Fórum Trabalhista Stênio Congro de Três Lagoas.
A área doada tem seis mil metros quadrados e fica localizada na rua 13 de junho, ao lado da escola Funlec, no bairro Santa Terezinha e pertencia a antiga Rede Ferroviária Federal, hoje de propriedade da União. A assinatura do termo de doação aconteceu nesta semana, durante inauguração da nova escola do Sesi, que também foi construída em uma área doada pela União.
De acordo com o vice- presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Mato Grosso do Sul (TRT/MS), desembargador João de Deus Gomes de Souza, a estrutura do prédio atual, localizado na avenida Clodoaldo Garcia, está pequena para demanda de serviços e não comporta mais ampliação.
Além disso, possui apenas duas varas do trabalho, as quais, juntas recebem cerca de cinco mil processos por ano. Por esse motivo, disse que é preciso ser construída uma nova sede mais ampla e que comporte a instalação de mais duas varas trabalhistas.
O início das obras, de acordo com Souza, depende de orçamento, mas a previsão é de que o projeto possa ser licitado no ano que vem e, quem sabe, concluído em 2018. “Esse é um projeto que deve levar de dois a três anos”, frisou. O prédio atual, de acordo com ele, deve ser devolvido para a União.
João de Deus vai assumir no próximo dia 5 de dezembro a Presidência do TRT/MS. Ele adiantou que precisa ser feito um trabalho de orientação para diminuir o número de processos trabalhistas. O desembargador entende que é preciso haver mais conciliação entre patrões e empregados. Por esse motivo, o tribunal vai implantar um núcleo de conciliação no Fórum Trabalhista de Três Lagoas, que deve entrar em funcionamento no próximo ano.