A segurança pública de Costa Rica recebe reforços do governo do Estado com a inauguração da nova Delegacia de Polícia Civil do município. O governador André Puccinelli, ao lado da vice-governadora Simone Tebet e do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, presenteou a cidade com a obra que era uma das principais reivindicações da população.
“O aumento da população volante desta cidade já demandava uma delegacia maior e mais bem equipada. Com o crescimento de Costa Rica a população aumentou em cerca de dois mil habitantes e o antigo prédio que nos atendia colocava em risco tanto os cidadãos quanto os detentos das celas que estavam em uma situação de insalubridade”, explicou o juiz de direito que responde pela comarca de Costa Rica, Luiz Roberto de Moura.
A obra recebeu investimentos estaduais de R$ 1.213.486,35. O prédio é amplo e conta com 537 metros quadrados de área. Possui recepção, cinco cartórios criminais, sala para delegado titular e delegado adjunto, alojamento para a Polícia Militar, depósito para materiais apreendidos, refeitório, banheiros, guarita, garagem coberta para viaturas e seis celas com capacidade para abrigar 24 detentos – mais que o dobro da capacidade da delegacia antiga.
De acordo com o prefeito, Jesus Baird, o momento econômico pelo qual passa o município necessita da presença das polícias Civil e Militar, “que trazem mais tranquilidade para nossa população”, afirmou. O governador André disse que a região necessitava de um olhar especial devido ao seu rápido crescimento, “e no campo da segurança pública estamos fazendo muito”, completou Puccinelli.
Além da obra importante para a cidade, o secretário titular da Sejusp, Wantuir Jacini afirmou que já estão lotados seis novos policiais civis nomeados pelo governador que irão atuar na nova unidade da segurança pública. Ele disse ainda que mais policiais militares serão encaminhados para trabalhar na segurança dos costarriquenses. “Precisamos que a polícia esteja bem dotada em uma cidade que está entre as maiores nas divisas de Mato Grosso do Sul”, observou Jacini. “Com isso, os compromissos assumidos pelo governador de forma pretérita estão hoje aqui sendo atendidos”, finalizou.
O delegado titular da Delegacia, Cleverson dos Santos disse que o novo espaço vai ampliar a qualidade de atendimento para a população e as celas maiores e melhor equipadas darão qualidade de vida para os presos que passam pela unidade.
Com a nova equipe, o delegado já planeja atuações mais intensas na região. “Vamos montar uma equipe para combater o tráfico de drogas que é um dos grandes problemas nesta região”, confirmou Cleverson.
“O governo foi competente e o governador tem se mostrado interessado em melhorar a segurança pública naquilo que a cidade necessita. Esta delegacia muda o cenário a que estávamos acostumados a ver em Costa Rica”, comemorou o advogado Roberto Rodrigues que já atua há mais de 30 anos na cidade.