Se a população três-lagoense aprovar e o governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), aceitar, Três Lagoas poderá ter um Hospital Regional antes do término do mandato do chefe do executivo. A previsão é do deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB), que apresentou na quinta-feira indicação solicitando a construção do Hospital Municipal de Três Lagoas à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
A intenção havia sido anunciada pela vice-governadora, Simone Tebet, durante visita ao município no começo desta semana.
“Antes de a Simone renunciar, o André havia prometido uma obra emblemática do Estado para a cidade: a revitalização da área da linha férrea. Mas, entendemos que o grande problema de Três Lagoas vem sendo a saúde”, disse.
Rocha explicou que o primeiro passo para a elaboração do projeto é ouvir a opinião pública e, depois, convencer Puccinelli. “Se tudo der certo, essa obra será entregue antes do término do mandato do governador, em 2014”, disse.
O deputado reforçou que a obra é essencial para a cidade. Ele cita a segunda maior cidade do Estado como referência. “Temos três megaindústrias em fase de implantação. Um acréscimo de 10% da população. Estamos falando de uma cidade polo de Saúde, embora tenhamos apenas um hospital. Dourados, por exemplo, tem três hospitais públicos”, disse.
UFMS
A previsão de Eduardo para a inauguração do hospital vai ao encontro da data de início do curso de Medicina em Três Lagoas. O projeto foi anunciado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no ano passado, quando foram criadas 50 vagas para o município.
Conforme o parlamentar, a intenção é de que o governo do Estado arque, com recursos próprios, com a construção do prédio onde funcionará o hospital. Ao Ministério da Educação (MEC) ficaria o custeio para aquisição de equipamentos e manutenção da unidade. “Até mesmo as indústrias podem auxiliar na compra de equipamentos e na manutenção de algumas alas. Afinal, não será como no Auxiliadora. No Hospital Regional, a Prefeitura é quem irá mandar”, sugeriu.
Conforme o deputado Édson Giroto (PMDB), o recurso para a implantação da Faculdade de Medicina é de responsabilidade do MEC. A instalação é feita pela UFMS e o hospital-escola pode ser construído pelos governos estadual ou federal. “Não é obrigação do Estado, mas, se quiser, ele pode construir. O que posso garantir é que existe um compromisso firmado para que possamos implantar uma faculdade de medicina em Três Lagoas”.
Rocha confirmou a existência de uma área situada na saída para Campo Grande, que pode receber o empreendimento. Mas disse também que é preciso elaborar um estudo de viabilidade para definir qual a melhor área para o funcionamento do hospital.