O processo de industrialização vivenciado por Três Lagoas tem impulsionado diversos segmentos econômicos. Um deles é o de setor de serviços e venda de peças para carros de passeio e maquinários.
Três Lagoas
Industrialização aquece setor automotivo
Pioneiros Pneus foi inaugurada com objetivo de atender a demanda crescente no setor
Desde que iniciado o desenvolvimento industrial, com a vinda de gigantes da indústria para o município, principalmente no ramo de papel e celulose, várias empresas – seja de médio ou pequeno porte – ter aberto as portas na cidade.
A mais recente foi a Pioneiro Pneus. O empreendimento, parte do complexo do Posto de Combustíveis Pioneiro, na Ranulpho Marques Leal, foi inaugurado na última quinta-feira, depois de mais de um ano de estudos de viabilidade.
Conforme o gerente da loja, Waldemir Alves da Silva, a entrada da empresa no ramo de pneus e automação aconteceu devido ao cenário apresentado pelo mercado. “Fizemos um estudo da cidade e região e constatamos, por exemplo, que hoje Três Lagoas é campeã em número de maquinário e tratores agrícolas. Ficando à frente de Dourados e Maracaju. A diferença? Nessas cidades o processo de implantação das indústrias já foi concluído. Aqui, segue em fase de implantação”, explicou.
Segundo Silva, apenas a unidade da Eldorado Brasil, produtora de celulose, possui 170 tratores trabalhando nas áreas de plantio de eucalipto. “E essas máquinas precisam de pneus”, completou.
Além disto, o estudo levou em consideração o número de veículos (de todos os portes), que passam pelo município diariamente e o aumento da frota do município. A Pioneiro Pneus está em um ponto estratégico: a avenida Ranulpho Marques Leal é o perímetro urbano da BR-262, um dos principais corredores para a entrada e a exportação dos produtos para o estado de São Paulo.
O empreendimento trabalhará com os pneus da marca Bridgestone e Firestone, sendo uma das duas revendedoras autorizadas da marca na região. A outra é em Paranaíba, também da empresa Pioneiro. A loja daquele município foi inaugurada em outubro do ano passado.
METAS
Conforme o gerente, a meta da empresa é trabalhar com o saldo de R$ 500 mil ao mês. Mas, se manter o mesmo ritmo da inauguração, este índice poderá ser superado. No primeiro dia da loja, o gerente registrou um lucro de R$ 58 mil. Ao todo, foram comercializados 70 pneus. Destes, 50% foram para carros de passeio, 30% para transporte rodoviário, 20% para máquinas.
Além da venda de pneus, a Pioneiro Pneus oferece atendimento total. “Temos um centro automotivo completo. Aqui, temos pneus, lubrificantes, suspensão e freios em geral, alinhamento e balanceamento. Isto tudo em uma cobertura e com climatizadores para melhor comodidade dos clientes. Também temos uma frota para atender os clientes em casa”, disse.
Para isto, o empreendimento conta com uma equipe composta por 14 profissionais, sendo seis deles mecânicos. “Todos os mecânicos passaram por treinamento da Bridgestone. Mas, mesmo assim, o mais novo deles tem cinco anos de experiência na área”. Os vendedores também foram retirados do mercado e contam com a experiência mínima de dez anos.