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Três Lagoas

Janeiro é mês das promoções e liquidações

Vitrines atraem o público com promessas de descontos arrasadores

Vitrines atraem o público com promessas de descontos arrasadores -
Vitrines atraem o público com promessas de descontos arrasadores -

Pagar menos e levar mais, conseguir descontos surpreendentes por um produto desejado há muito tempo. Estes são alguns dos motivos que levam centenas de pessoas a trocar as tradicionais compras de final do ano, pelas promoções e liquidações.

Desde o começo desta semana, boa parte do comércio começou a estampar em ‘letras garrafais’ descontos e promoções. O proprietário da loja Heri Jeans, Herivelton João Benez, disse que janeiro já é uma tradição nas promoções e que por conta da troca de coleção a tendência é limpar o estoque. “Com os descontos conseguimos chamar a atenção dos clientes. Nas promoções conseguimos vender as sobras para dar espaço à coleção de inverno. Com 50% de desconto, muita gente quer aproveitar”.

Quem estava no comércio, aproveitando as liquidações era a dona de casa, Áurea Sabino, que disse ter lucrado com os descontos. “A maioria das lojas já estampa os descontos logo na entrada. Estou acostumada a esperar as festas passarem para poder comprar o presente dos meus filhos e netos. É um momento onde os descontos realmente fazem a diferença e a gente tem a oportunidade de comprar algo melhor”, explicou.

De férias no Brasil, Elisangela Sabino, disse que as promoções na Cidade estão tentadoras. “Para onde olho o que chama a atenção é o colorido e os descontos arrasadores. O jeito agora é aproveitar. A facilidade dos preços induz a gente a gastar um pouco mais. Afinal, quem não gosta de pagar menos?”.
No setor calçadista, promoções também animam consumidores. De acordo com o proprietário da Center Modas, José Roberto Baravello, muitos consumidores reservam um dinheiro extra para realizar as compras. “Janeiro é o mês da promoção e dos descontos. Estamos com 30% nas compras à vista e 20% para dividir no cartão. Esse tipo de facilidade atrai o cliente e leva embora a mercadoria parada. Faz o capital da loja girar”, explicou.

Baravello comentou que, com as promoções, o movimento da loja aumenta em 20%. “Se não fizer barulho a loja fica parada mesmo. O mês de janeiro é difícil”, desabafou.

TEMPORÁRIOS

No inicio de dezembro Herivelton contratou seis funcionários temporários. A loja que tem quadro fixo de cinco, ganhou reforço para atender a demanda de final de ano. Mas, engana-se quem pensa que algum funcionário permaneceu. “Contratei mesmo por conta do aumento no movimento. Precisamos atender bem, e ter vendedoras auxilia nesta tarefa”.

Na Center Modas, dos 10 funcionários temporários contratados, quatro continuam trabalhando. “Por enquanto eles continuam, pois estão cobrindo férias. Mas em breve devem ser efetivados”.

A vendedora, Valéria Teixeira, começou o ano na expectativa de se tornar uma funcionária efetiva. “Entrei no dia 31 de outubro. Acredito que seja efetivada. Atualmente estou em período de experiência, mas acredito que minhas chances sejam grandes”, comentou.

Segundo a vendedora, gostar do que se faz é essencial. “Eu gosto de vender. Faço o máximo e sou esforçada”, alegou.

Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio, Eurídes Silveira de Freitas, janeiro é um mês de esperança para alguns e de recomeço para outros. “Muitos temporários esperam ser efetivados. Acredito que o que vale também deste período é a experiência que eles adquirem. Esse tempo trabalhado abre porta para outros lugares”.

Freitas disse que não tem o número preciso de empregados que foram efetivados. “Muitos estão sendo dispensados agora. Temos apenas estimativas. Dos 300 empregos que devem ter sido criados, 30% deve conseguir ser efetivados”.

EXPECTATIVAS

O presidente do Sindicato também falou sobre as expectativas para 2010. “Muitas lojas estão abrindo. Aproximadamente 20 novas pontos estão sendo finalizados na área central. Se colocarmos uma média de quatro pessoas por ponto, são 80 novos postos de trabalho”, ressaltou.

Eurides enfatizou a oportunidade para os temporários. “Oferecemos um curso de capacitação para 120 pessoas antes de começarem a atuar no comércio, durante o período de festas. Acredito que o pessoal sai, mas fica com a experiência. Quem não  foi efetivado já terá bagagem para enfrentar um novo desafio”.

Para este ano, Eurídes diz que a intenção é aumentar o número de capacitações. “Acredito que em 2010 o comércio sofrerá expansão. Muitas lojas ampliaram, reformaram e novas estão sendo construídas. Em 2007 não tínhamos esse fluxo, agora começam a aparecer os reflexos. As mais de 10 mil pessoas que vão chegar com certeza movimentarão a Cidade e por isso é preciso estar preparado para novas oportunidades”.