Veículos de Comunicação

Inusitado

Buscando abrigo, capivara aparece em garagem de casa em Três Lagoas

O caso aconteceu na tarde de quarta-feira (5) e foi registrado em vídeo, que rapidamente viralizou nas redes sociais

As capivaras são mamíferos herbívoros e semi-aquáticos, típicos da região da Lagoa Maior, onde convivem em grupos e já se tornaram parte da paisagem urbana. Foto: Reprodução/TVC HD.
As capivaras são mamíferos herbívoros e semi-aquáticos, típicos da região da Lagoa Maior, onde convivem em grupos e já se tornaram parte da paisagem urbana. Foto: Reprodução/TVC HD.

Uma capivara surpreendeu moradores do bairro Colinos, em Três Lagoas, ao procurar abrigo na garagem de uma residência. O caso aconteceu na tarde de quarta-feira (5) e foi registrado em vídeo, que rapidamente viralizou nas redes sociais.

A professora aposentada, Cleide Dias Monteiro, contou que a visita foi completamente inesperada. O animal, que aparentava ser jovem, teria saído da Lagoa Maior e percorrido cerca de um quilômetro e meio até chegar à rua Munir Thomé.

“Foi uma surpresa mesmo. Acredito que ela saiu da lagoa, veio pela rua Bruno Garcia e, como o portão estava aberto, entrou e deitou na minha varanda, bem na porta de entrada”, relatou a moradora.

Enquanto buscava abrigo, a capivara acabou machucando uma das patas, deixando marcas de sangue na varanda. Mesmo ferida, o animal permaneceu deitado e tranquilo até a chegada do resgate.

A Polícia Militar Ambiental de Três Lagoas foi acionada e realizou o resgate do animal, que ficou cerca de uma hora na casa até ser recolhido com segurança.

“Nós entramos em contato e eles vieram retirar. Foi tudo muito tranquilo”, contou Cleide.

A capivara foi levada para avaliação veterinária e, segundo os policiais, apresentava apenas ferimentos leves na pata.

As capivaras são mamíferos herbívoros e semi-aquáticos, típicos da região da Lagoa Maior, onde convivem em grupos e já se tornaram parte da paisagem urbana. Apesar de serem dóceis, especialistas alertam que não se deve tentar capturá-las.

A PMA deixou uma orientação clara a população de Três Lagoas.

“Ao encontrar um animal silvestre no quintal, não se aproxime e não tente capturá-lo. O manejo deve ser feito apenas por profissionais treinados, pois o animal pode se assustar, atacar e transmitir doenças”.