Depois de estudos técnicos e da instalação de placas e faixas informando a mudança no sentido de direção, o Departamento Municipal de Três Lagoas decidiu suspender, por enquanto, a transformação da rua Yamaguti Kankit em mão única. O recuo aconteceu após reclamações de alguns comerciantes da região. O Departamento de Trânsito garante que a proposta continua em análise e deve ser implantada no início do próximo ano.
De acordo com o diretor de Trânsito, José Aparecido de Moraes, a mudança ainda está em estudo e deve ser implantada assim que o levantamento técnico for concluído. “Nós vamos continuar com o estudo que estamos fazendo, até porque não tinha uma data prevista para início de mão única ali. Fomos procurados por muitas pessoas que moram na região, então resolvemos prolongar um pouco mais o levantamento. Mas acreditamos que, no máximo até o início do próximo ano, a transformação em mão única deve acontecer”, afirmou.
Segundo Moraes, o objetivo é melhorar a fluidez e a segurança viária, já que o trecho registra intenso fluxo de veículos, especialmente nos horários de pico, quando há grande movimentação de ônibus e caminhões que transportam trabalhadores para as indústrias.
A proposta do Departamento de Trânsito é que a rua Yamaguti Kankit funcione no sentido centro–bairro, enquanto a rua Pelopides Gouvea deve operar no sentido contrário, bairro–centro. “Com isso, vamos reduzir o tráfego pesado na Yamaguti e melhorar o acesso para quem passa todos os dias por ali”, explicou Moraes.
Ele destacou ainda que, com a mudança, serão criadas novas vagas de estacionamento, o que deve beneficiar o comércio local. “A grande preocupação do Departamento de Trânsito é a segurança viária. Acreditamos que o comércio não será prejudicado, porque ninguém deixa de frequentar um local por conta do sentido da via. Pelo contrário, as pessoas terão mais facilidade para estacionar”, pontuou.
Além da Yamaguti Kankit, o Departamento de Trânsito também realiza estudos para transformar outras vias em mão única, entre elas a rua Antônio Estevan Leal, no trecho entre as avenidas Filinto Müller e Jari Mercante.