Veículos de Comunicação

2 de novembro

Missas nos cemitérios de Três Lagoas vão marcar o Dia de Finados neste domingo

Celebrações acontecerão nos três cemitérios da cidade e também no Distrito de Arapuá

Dia de Finados terá momentos de oração e homenagem aos entes queridos - Foto: Arquivo.
Dia de Finados terá momentos de oração e homenagem aos entes queridos - Foto: Arquivo.

As paróquias de Três Lagoas preparam uma programação especial de missas neste domingo (2), Dia de Finados. As celebrações serão realizadas nos três cemitérios da cidade, Santo Antônio, do Soldado e do Distrito de Arapuá, com a participação de padres e fiéis em momentos de oração, memória e fé.

De acordo com o padre Edi Pereira, da Paróquia Santa Rita, a data é um momento de saudade, mas também de esperança e comunhão. “Todos os anos, no Dia de Finados, nós católicos acorremos ao Campo Santo, o cemitério, para essa celebração tão antiga e significativa. É um momento de encontro, de oração e também de lembrar com carinho aqueles que já partiram”, destacou.

A programação começa às 6 horas da manhã, no Cemitério Santo Antônio, com missa presidida pelo bispo diocesano. Às 9 horas, haverá celebração com as paróquias Catedral e Santa Rita, e às 16 horas, a missa será conduzida pela Paróquia São Francisco de Assis.

No Cemitério do Soldado, a missa será às 8 horas da manhã, organizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Já no Distrito de Arapuá, a comunidade local também realiza celebração às 16 horas, se o tempo permitir.

Padre Edi lembra que, embora seja um dia de saudade, a data é também de fé e consolo. “É uma ocasião que nos faz lembrar do Deus criador e juiz, mas também de um Deus que nos acolhe. É um dia em que sentimentos se misturam, de lágrimas e de sorrisos, e que traz muitos símbolos, como as velas, as flores, um abraço ou uma canção. Tudo isso expressa o amor e a lembrança por quem já partiu”, afirmou.

O sacerdote reforça que a participação dos fiéis tem sido constante e que neste ano, por coincidir com o domingo, as missas nas comunidades também serão realizadas normalmente. “Além das celebrações nos cemitérios, teremos as missas dominicais em todas as paróquias, pois é um dia de preceito para os católicos”, concluiu.