Veículos de Comunicação

Clima

Outubro será marcado por tempestades e altas temperaturas na Costa Leste de MS

Nas ruas de Três Lagoas, moradores já buscam alternativas para enfrentar a onda de calor

Segundo o Inmet, Mato Grosso do Sul está sob alerta para tempestades até esta quarta-feira (1º), com chuvas de 20 a 30 milímetros e ventos que podem variar de 40 a 60 km/h. Foto: Arquivo.
Segundo o Inmet, Mato Grosso do Sul está sob alerta para tempestades até esta quarta-feira (1º), com chuvas de 20 a 30 milímetros e ventos que podem variar de 40 a 60 km/h. Foto: Arquivo.

O mês de outubro promete ser um dos mais quentes dos últimos anos em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão indica chuvas acima da média, mas acompanhadas de temperaturas elevadas, que podem chegar a 43°C e até 44°C em algumas regiões do estado.

Alerta de tempestades

Segundo o Inmet, Mato Grosso do Sul está sob alerta para tempestades até esta quarta-feira (1º), com chuvas de 20 a 30 milímetros e ventos que podem variar de 40 a 60 km/h. Há risco de granizo, rajadas fortes e descargas elétricas.

População se prepara

Nas ruas de Três Lagoas, moradores já buscam alternativas para enfrentar a onda de calor.

“É bastante água para hidratar, protetor solar e um sorvete gelado para refrescar”, comentou o pastor Jeferson Gonçalves.

Fenômenos climáticos

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, outubro será marcado pela ausência de fenômenos como El Niño ou La Niña, situação conhecida como neutralidade climática.

“Será uma estação extremamente quente, com possibilidade de temperaturas até 8 graus acima da média em algumas cidades, principalmente no leste do estado”, destacou.

Previsão para as próximas semanas

Apesar das pancadas de chuva e frentes frias previstas ao longo do mês, a regularização das precipitações deve ocorrer somente após o dia 15. Até lá, os índices de umidade relativa do ar devem permanecer baixos, exigindo cuidados extras com a saúde.

Municípios como Três Lagoas, Água Clara, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande estão entre os que podem registrar as maiores marcas de calor neste mês de outubro.