O clima de despedida percorre os corredores do serviço público municipal e os bastidores políticos em Três Lagoas nos últimos dias de 2024. A administração pública se prepara para a posse do prefeito eleito, Cassiano Maia (PSDB) e da vice-prefeita Vera Helena (PSDB), marcada para 1º de janeiro de 2025. A cerimônia acontecerá no anfiteatro do campus 2 da UFMS, às 16h, onde também serão empossados os 15 vereadores eleitos e os novos secretários municipais.
“A expectativa é sempre grande, e estamos prontos para desenvolver uma gestão pautada em inovação, técnica e modernização, visando enfrentar os desafios que estão por vir. Três Lagoas é uma cidade em expansão, e contamos com uma equipe preparada para isso”, destacou Maia, prefeito eleito.
Após a cerimônia de posse, às 18h, ocorrerá a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Três Lagoas para o biênio 2025/2026, também no anfiteatro da UFMS. A solenidade foi definida por ato aprovado pelo Legislativo antes do recesso parlamentar de fim de ano.
Articulação
Os partidos já articulavam a composição da Mesa Diretora, indicando o vereador Antônio Empeke Júnior, o Tonhão (PSDB) — o segundo mais votado nas eleições deste ano —, para presidente da Câmara Municipal. Para o cargo de 1º vice-presidente, a escolha recaiu sobre o empresário e vereador eleito Fernando Jurado (PP).
A vereadora reeleita Evalda Reis (MDB) foi indicada para ocupar a 2ª vice-presidente. Já os vereadores Professor Pedrinho Jr. (PSB) e Maria Diogo (PT), que estão em seus primeiros mandatos, foram indicados como 1º e 2º secretários, respectivamente.
Embora a composição tenha sido amplamente discutida, o voto dos parlamentares será secreto e registrado por meio de urna eletrônica durante a votação.
Os trabalhos legislativos terão início em 3 de fevereiro de 2025, com a sessão inaugural marcada para às 8h. No dia seguinte, 4 de fevereiro, será realizada a primeira sessão ordinária do ano.