Veículos de Comunicação

EDITORIAL

Transporte Público, porque é pouco utilizado na cidade?

Leia o Editorial do Jornal do Povo, da edição que circula neste sábado (25)

Leia o Editorial do Jornal do Povo, da edição que circula neste sábado (25). Foto: Arquivo.
Leia o Editorial do Jornal do Povo, da edição que circula neste sábado (25). Foto: Arquivo.

Durante muitos anos, Três Lagoas apresentou um transporte público urbano de péssima qualidade. A gritaria era geral por parte da população, que reclamava contra a qualidade desse serviço e da utilização de ônibus velhos, sujos por fora e por dentro, além de não cumprirem horários estabelecidos de trajeto para atender os usuários em geral, que ficavam esperando muitas vezes em vão, em pontos de ônibus estabelecidos em bairros da cidade e na zona urbana central em condições precárias. Muitas vezes, passageiros eram surpreendidos pela chuva e invariavelmente sacrificados pelo calor e o sol causticantes.

A última empresa que circulou na cidade utilizava ônibus tão velhos, que um deles, recorda-se, por falha no breque adentrou em um estabelecimento comercial na principal avenida da cidade, causando prejuízos de monta. E, agora? Por que a população não utiliza os ônibus que estão colocados à sua disposição com ar condicionado, internet e que se apresentam limpos, além de cumprirem o trajeto estabelecido e os horários de passagem em pontos de ônibus.

O transporte coletivo é sabidamente seguro para seus usuários, mais do que as perigosas bicicletas elétricas, motocicletas, bicicletas e quaisquer outros veículos que fazem do próprio condutor o seu escudo diante da possibilidade de uma colisão ou abalroamento.

Para estudantes há passes subsidiados, para o trabalhador que demanda da sua casa ao serviço, o vale transporte. Enfim, não faltam facilidades e preços razoáveis para se utilizar esse meio de transporte. A empresa que aqui está estabelecida, certamente, acredita na pujança da cidade e no seu crescimento populacional diante da realidade e perspectivas de crescimento industrial e oportunidades que a cidade oferece, além de crescer a passos largos, beirando na atualidade a casa dos 150 mil habitantes.

Será que falta campanha de incentivo para o uso de meio de transporte coletivo para trabalhadores e à população em geral? Vê-se diariamente, pela manhã, mães transportando perigosamente na garupa de bicicletas elétricas seus filhos para estabelecimentos escolares ou creches.

O perigo de uso desse meio de transporte é quase permanente, embora, todos torçamos para que não ocorra acidentes, mas eles ocorrem com consequências leves, mas às vezes, tornam-se irremediavelmente graves. Idosos também deveriam utilizar com mais frequência o transporte coletivo, por conta da segurança que oferece. Enfim, acredita-se que falta campanha de estímulo para o uso dos ônibus circulares na cidade, informando, inclusive, os trajetos dessas linhas e seus respectivos horários. E mais, se faz necessário a instalação de mais coberturas em pontos de ônibus para abrigar passageiros.

Se antes reclamávamos que o transporte era deficiente, seja pelos ônibus até então disponibilizados e a falta de cumprimento de horário nas respectivas linhas, hoje, praticamente não há o que se reclamar. Mas, o que preocupa é a falta de passageiros, que pode tornar deficitário o serviço desses ônibus que transitam quase que vazios e a empresa romper seu contrato com a municipalidade. Então, cabe ao poder público e ao empresáriado em geral desde do comércio à indústria, estimularem a sua utilização.