Veículos de Comunicação

Saúde

Três Lagoas terá Dia D de vacinação contra o Sarampo no sábado

A campanha será realizada em cinco Unidades de Saúde da Família (USFs), das 08 às 12h

As Unidades de Saúde que estarão de plantão são: Vila Piloto, Vila Alegre, São Carlos, Santa Luzia e Vila Haro até o horário estipulado. Foto: Divulgação.
As Unidades de Saúde que estarão de plantão são: Vila Piloto, Vila Alegre, São Carlos, Santa Luzia e Vila Haro até o horário estipulado. Foto: Divulgação.

Neste sábado (30), a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará o Dia D de vacinação contra o Sarampo em cinco Unidades de Saúde da Família – USFs, das 08 às 12h.

As Unidades de Saúde que estarão de plantão são: Vila Piloto, Vila Alegre, São Carlos, Santa Luzia e Vila Haro até o horário estipulado. A data foi estipulada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), publicou a Nota Técnica nº 05/2025, que institui a campanha emergencial de intensificação contra o sarampo em todo o Estado, através da Campanha “MS Vacina Mais: Sarampo” realizada entre 18 e 31 de agosto e o dia D, no dia 30 (sábado) abrangendo todos os 79 municípios.

Faz parte da estratégia da SES, a aplicação da dose zero para bebês de 6 a 11 meses, além da vacinação seletiva de pessoas de 12 meses a 59 anos sem histórico vacinal ou com esquema incompleto.

CENÁRIO LOCAL E INTERNACIONAL

Em Três Lagoas, já foram aplicadas 1000 doses, sendo 671 de tríplice (1 ano) viral e 329 de dupla viral (menor de um ano) em 2025, o que representa 78,57% de cobertura, abaixo da meta preconizada de 95%.

O alerta ganha força diante do cenário epidemiológico atual. Somente nos primeiros oito meses de 2025, as Américas registraram 10.139 casos confirmados e 18 mortes por sarampo, número 34 vezes superior ao mesmo período de 2024, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Países como México, Estados Unidos, Canadá e Bolívia enfrentam surtos da doença. A Bolívia, que faz fronteira com Mato Grosso do Sul, já contabiliza 229 casos em 2025, e o Paraguai 07 casos, enquanto o Brasil soma 22 casos importados, a maioria no Tocantins.

Embora o Brasil tenha sido recertificado pela OPAS como país livre do sarampo em novembro de 2024, a baixa adesão à vacinação e a presença de pessoas não vacinadas aumentam o risco de reintrodução da doença.

Para se vacinas basta os pais ou responsáveis procurar umas das USFs mencionadas munidos do cartão de vacinação da criança e um documento.

*Informações da Prefeitura de Três Lagoas