Veículos de Comunicação

Cobertura

Vacinação contra dengue atinge só 48% do público

A cobertura vacinal contra dengue em Três Lagoas está abaixo do estabelecido pelo Ministério da Saúde

Inseticida atinge diretamente as fêmeas do Aedes Aegypti, já na fase adulta
Inseticida atinge diretamente as fêmeas do Aedes Aegypti, já na fase adulta | Foto: Divulgação

A cobertura vacinal contra dengue em Três Lagoas está abaixo do estabelecido pelo Ministério da Saúde. Apenas 48% do público-alvo, formado por crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, tomou a primeira dose do imunizante. Destes, somente 18% estão totalmente imunizados com a segunda dose. Os dados são considerados críticos pelo setor da Saúde municipal.

A coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja, explica que a faixa etária do público escolhida para receber a vacinação contra dengue é devido o alto índice de letalidade ao entrar em contato com a doença. “Muitas vezes é subestimado, mas pode evoluir de forma grave, se tornar uma dengue hemorrágica com desidratação, vômito intenso e evoluir a óbito”.

A coordenadora ressalta que Mato Grosso do Sul é uma área endêmica para o sorotipo 2 da doença, sendo, desta forma, um dos estados escolhidos para receber o imunizante. Atualmente, o setor de imunização está com 2 mil doses disponíveis. Nesta época do ano, Azambuja destaca que ocorre aumento de casos de dengue. “Esperamos que a população de 10 a 14 anos possa retornar para unidade e receber as doses, porque o período sazonal da dengue começa agora”..
(Letícya Guimarães)