Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Líder máximo das Farc, Alfonso Cano morre em operação militar

Não foi especificado nem a data nem o local da morte de Cano, cujo nome real é Guillermo León Sáenz

Chefe máximo das Farc, fala com a imprensa em 2001 -
Chefe máximo das Farc, fala com a imprensa em 2001 -

O líder máximo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), conhecido como "Alfonso Cano", morreu na Colômbia, informa o Ministério da Defesa do país.

"As forças militares da Colômbia alcançaram um de seus objetivos militares mais importantes", disse o governador de Cauca, Alberto Gonzalez Mosquera. "Tropas do Exército e da Força Aérea realizaram uma operação entre os municípios de Suarez e Lopez de Mikay, onde mataram o ´histórico´ Alfonso Cano", detalhou Gonzalez.

Não foi especificado nem a data nem o local da morte de Cano, cujo nome real é Guillermo León Sáenz, e se especula que sua morte tenha acontecido há duas semanas, mas só agora foi confirmada a identidade do rebelde.

Horas antes de se confirmar a morte, o ministro da Defesa colombiano, Juan Carlos Pinzón, disse em entrevista coletiva que uma ofensiva das tropas do Exército colombiano contra local onde estaria Cano, realizada na Salvajina (região de Cauca) deixou saldo de duas mortes e quatro capturas, entre elas do guerrilheiro chefe de segurança de Cano, "El Índio Efraín".