Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Mais de 150 mil farão provas do Enem no fim de semana em MS

Segundo informações do Inep, 34 mil se inscreveram para obter diploma de segundo grau e 206 mulheres participantes estão grávidas

-
-

Este fim de semana será de expectativa e até emoção para muitos estudantes. Sábado e domingo serão realizadas em todo o Brasil as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Mato Grosso do Sul, o exame acontece em 43 cidades, num total de 150.549 inscritos para as provas. 

Deste total de inscrição, segundo informações da assessoria de imprensa do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que não divulga dados regionalizados,  34.002 pessoas se habilitaram para conseguir obter o diploma de segundo grau através do Enem. As provas irão acontecer em 442 locais distribuídos em todo o Estado.
 
Na realização da prova em 2012, o município de Sidrolândia registrou um fato inusitado, que fe com que o MEC este ano tomasse novas medidas. Ocorrer que naquela ocasião uma estudante deu á luz a uma criança durante a realização da prova. Então, a partir da inscrição deste ano um dos quesitos de informação é em relação a estudante estar ou não grávida com possibilidade de parir na época do exame. O ministério vem monitorando mais de 700 grávidas inscritas e no Estado de Mato Grosso do |sul foram 206 mulheres grávidas que fizeram a inscrição.
 
Estudante deve estar atento ao horário de entrada para o Exame
Imagem de portão e local da prova do Enem
Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília).
 
Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até as 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília.
 
Como são as provas:
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. Confira os dias das provas:
Dia 26/10/2013 (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
 
Tempo para a prova: 4h30.
Dia 27/10/2013 (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30.

Fique atento aos documentos válidos para sua identificação.

Para realizar as provas do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Documentos aceitos:
 
– Carteira de identidade (RG), emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
– Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por lei, tenham validade como documento de identificação;
– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997;
– Certificado de Dispensa de Incorporação;
– Certificado de Reservista;
– Passaporte;
– Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
– Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;
– Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros.
Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.
 
–  Caderno de questões é separado por cores
Os cadernos são apresentados em cinco cores diferentes: azul, amarelo, branco, rosa e cinza. Antes de iniciar a prova, o participante deve verificar se o caderno contém a quantidade de questões indicada no Cartão-Resposta.
Dicas

– O participante deve marcar nos cartões de resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões. Deve, ainda, transcrever, nos cartões de resposta, a frase apresentada na capa do caderno de questões. A frase não entra na prova e serve apenas como identificação do tipo de caderno apresentado ao candidato.
 
– As folhas de rascunho e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não são consideradas para fins de correção.

Prova de Redação tem novo método de avaliação e é a preocupação muito concorrente
Imagem: Aluno na sala de aula
A Prova de Redação será realizada no segundo dia do Enem, 27 de outubro de 2013, junto com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo total para a realização será de 5 horas e 30 minutos.
A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.
 
O que dá nota zero na redação:
– Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
– Entregar a folha de redação sem texto escrito;
– Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo; 
– Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
– Desrespeito aos direitos humanos;
– Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.
 
As linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.
 
Dicas
O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos.
 
O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto, descreve-o e explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos.
 
Língua Estrangeira
No segundo dia de provas, 27 de outubro de 2013, o participante deve responder a cinco questões de Língua Estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: inglês ou espanhol.
 
Não é permitido trocar a opção no momento da prova. A alteração na opção de língua estrangeira é permitida apenas durante o período de inscrição.
 
Se o participante tiver dúvidas, deve conferir o Cartão de Confirmação da Inscrição, no qual está registrada a escolha de língua estrangeira.

Depois de todo o sufoco no final do mês saem os resultados.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas (30 de outubro de 2013).
 
Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2013, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

ATENDIMENTO ESPECIAL
O Inep empenha-se na oferta de serviços profissionais especializados e recursos de acessibilidade aos participantes do Enem com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, mobilidade reduzida ou outras condições físicas, mentais, sensoriais ou psicológicas, a fim de lhes garantir equidade, autonomia e segurança na hora da prova. A disponibilização de outros recursos eventualmente necessários será assegurada após atestação e conforme o princípio da razoabilidade.
 
Serviços que o Inep oferece:
1. Prova em braile: prova transcrita segundo um código em relevo, destinado a pessoas que se declararam cegas. Os participantes que vão fazer a prova em braile serão lotados em salas individuais e atendidos por duplas de ledores.
 
2. Prova ampliada: prova impressa com fonte de tamanho 18 e com imagens ampliadas para facilitar a leitura por parte de pessoas com deficiência visual. 
 
O participante com baixa visão que, além de prova ampliada, tiver solicitado auxílio de ledor ou transcritor, será atendido em sala individual. Os que não tiverem solicitado auxílio serão acomodados em número máximo de 12 por sala.
 
3. Prova superampliada: prova impressa com fonte de tamanho 24 e com imagens ampliadas para facilitar a leitura por parte de pessoas com deficiência visual. 
 
O participante com baixa visão que, além de prova superampliada, tiver solicitado auxílio de ledor ou transcritor, será atendido em sala individual. Os que não tiverem solicitado auxílio serão acomodados em número máximo de 12 por sala.
 
4. Tradutor-intérprete de Libras: profissional capacitado para usar a língua brasileira de sinais no atendimento de pessoas com deficiência auditiva ou surdas, habilitado para mediar a comunicação entre surdos e ouvintes e, no ato da prova, esclarecer dúvidas dos usuários de Libras na leitura de palavras, expressões e orações escritas em língua portuguesa.
 
Os profissionais que auxiliam participantes com surdez devem atuar em dupla, em sala com, no máximo, oito participantes.
 
5. Leitura labial: profissional capacitado na comunicação oralizada de pessoas com deficiência auditiva ou surdas, cujo serviço destina-se a pessoas com deficiência auditiva que não desejam a comunicação por meio de Libras e que se vale de técnicas de interpretação e da leitura dos movimentos labiais.
 
Este atendimento deve ser prestado por tradutores-intérpretes de leitura labial ou por profissionais que conheçam as necessidades das pessoas com deficiência auditiva. Os profissionais que prestam serviço de leitura labial devem atuar em dupla, em sala com, no máximo, oito participantes.
 
6. Auxílio ledor: profissional capacitado para realizar a leitura de textos e descrição de imagens, cujo serviço destina-se a pessoas com deficiência visual, deficiência intelectual, autismo, déficit de atenção ou dislexia. Os ledores atuam em duplas e prestam serviço individualizado, em salas com apenas um participante. Também podem atuar como transcritores.
 
7. Auxílio para transcrição: profissional capacitado para transcrever as respostas das provas objetivas e a redação, cujo serviço destina-se a pessoas impossibilitadas de escrever ou de preencher o cartão de resposta. Os transcritores atuam em dupla (geralmente com o apoio de ledores) e prestam atendimento individualizado, em sala com apenas um participante.
 
8. Guia-intérprete: profissional capacitado no atendimento de pessoas com surdocegueira, cujo serviço envolve formas de comunicação e técnicas de guia, tradução e interpretação para mediar a interação entre as pessoas com surdocegueira, a prova e os demais envolvidos na aplicação do exame. Guias-intérpretes atuam em dupla e prestam serviço individualizado, em salas com apenas um participante.
 
9. Mobiliário acessível: mesas, cadeiras ou carteiras que garantam a realização das provas com conforto e segurança.
10. Sala de fácil acesso: local de prova com acesso facilitado a pessoas com mobilidade reduzida.
 
11. Sala para lactentes (sala para amamentação): locais reservados, no interior da unidade de aplicação, para a acomodação de crianças em fase de amamentação. A responsabilidade pelos cuidados da criança é do adulto indicado pelo seu responsável legal. É vedado o acesso da criança e do adulto às dependências onde se realizam as provas.
 
12. Sala especial: sala extraordinária destinada a acolher participantes em condições que recomendem a separação dos demais, como em caso de doenças infecto-contagiosas. Este recurso não é disponibilizado no ato de inscrição.
 
13. Classe hospitalar: é considerado participante em situação de classe hospitalar aquele cujo processo formal de escolarização se dá no interior de instituição hospitalar ou afim, na condição de estudante internado para tratamento de saúde. Não se caracteriza como participante em situação de classe hospitalar aquele que, na data do exame, estiver internado para realizar partos, cirurgias ou tratamentos esporádicos, bem como pessoas que trabalham na área hospitalar.
 
14. Sabatistas: participantes que indicaram no ato da inscrição que guardam os sábados por motivos religiosos. Para estes participantes, o exame será realizado em horário específico no sábado (26 de outubro de 2013). Para tanto, deverão comparecer ao local de realização do exame no mesmo horário dos demais participantes, ou seja, às 12h (horário oficial de Brasília) e aguardar na sala de provas para iniciar as provas às 19h (horário oficial de Brasília). Ressalta-se que os participantes nesta condição não poderão realizar qualquer espécie de consulta, de comunicação ou de manifestação, do momento de ingresso na sala de provas até o término do exame.