Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Márcia Moura define metas para cada secretaria

Metas devem ser cumpridas pelos secretários nomeados para a nova gestão

Prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura (PMDB) -
Prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura (PMDB) -

A prefeita Márcia Moura (PMDB) estabeleceu metas que devem ser cumpridas por cada secretário nomeado na última terça-feira. Algumas ações foram definidas como prioritárias para esse segundo mandato da prefeita. Na próxima semana, a chefe do Executivo Municipal irá conversar com cada um e solicitar o cumprimento dessas ações.

INFRAESTRUTURA 
Ao secretário de Infraestrutura, Transporte e Habitação, o engenheiro civil, Walter Garcia de Oliveira Junior, caberá providenciar a limpeza urbana, inclusive dos terrenos baldios de Três Lagoas. Esse serviço, segundo o estabelecido, deverá ser um procedimento operacional padrão, com datas definidas para suas manutenções. De imediato, a prefeita determinou a realização do serviço de tapa-buracos. Também deverão ser criadas duas equipes, uma para fazer a pintura do meio-fio e outra que ficará responsável pela retirada de entulhos e limpeza das calçadas.

Walter terá ainda a missão de realizar um levantamento das drenagens existentes, identificar as bocas de lobo e providenciar a manutenção e limpeza desses sistemas de captação de água. Ao secretário, foi determinado também um levantamento do serviço de varrição e dos pontos que não recebem essa limpeza, assim como uma análise do contrato com a Elektro e do trabalho prestado pela empresa na cidade.

PLANEJAMENTO
Já a Secretaria de Planejamento, comandada pela arquiteta Carmem Lúcia Goulart, terá a incumbência de providenciar a revitalização da área central, contemplando a avenida Antônio Trajano, as ciclovias e a Lagoa Maior. Deverá ainda realizar um estudo da ocupação do terreno da rede ferroviária. Essa pasta deverá trabalhar em conjunto com a Secretaria de Finanças a fim de captar recursos para a execução de grandes obras de drenagem e asfalto e ainda buscar alternativas mais eficientes para o transporte coletivo de Três Lagoas, em conjunto com Assessoria de Logística.

MEIO AMBIENTE
Ao secretário de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Milton Gomes Silveira, foi determinado que sejam priorizados os atendimentos das Licenças Ambientais, diminuindo o tempo entre o pedido e o atendimento. A criação do Monumento Natural das Lagoas, assim como de outros projetos, deve visar aos recursos de compensação ambiental aplicados na cidade e não destinados a outros municípios. Foi solicitado também um projeto para dar destinação aos R$ 6 milhões, objeto da compensação ambiental da Usina Termoelétrica da Petrobras, que se encontra na conta da Prefeitura.


Silveira terá de implementar a Coleta Seletiva do Lixo em Três Lagoas, respeitando as normas vigentes e os recursos disponíveis. Deverá haver também uma gestão junto ao governo do Estado e IMASUL, a fim de destinar a maior parcela do recurso, objeto da compensação da Petrobras no Parque do Pombo.

ESPORTE
A Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer (Sejuvel) terá, entre outras metas, a criação de oportunidades de lazer nos diversos seguimentos e bairros do município. Deverá dar continuidade aos atuais projetos, ampliando-os à medida do possível; revitalizar o Ginásio de Esporte Professora Cacilda Acre Rocha, assim como os diversos campos de futebol existentes nos bairros e construir novos, quando possível e necessário.

O novo secretário de Esportes, Paulo da Paz, deverá buscar parcerias com a iniciativa privada para obter mais investimentos nessa área, inclusive para as escolinhas em diversas modalidades, a fim de incentivar, assim, os jovens. 

ASSISTÊNCIA
Apesar de a prefeita sempre ressaltar que a Secretaria de Assistência Social desenvolve um bom trabalho, ela também determinou que a secretária Maria Lúcia Firmino mantenha e amplie os projetos voltados à comunidade mais carente do município e que busque parcerias com a iniciativa privada a fim de dar mais atendimento a famílias carentes. Foi estabelecida também a construção de mais três Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

EDUCACÃO E CULTURA
À Secretaria de Educação e Cultura foi determinado um trabalho para a revitalização e ampliação à medida do possível de todas as escolas da rede municipal e dos Centros de Educação Infantil (CEIs), além da construção de, pelo menos, mais duas grandes escolas e mais três CEIs nos bairros em que as pesquisas apontarem necessidade. 

A implantação do programa “Um Computador Por Aluno” (PROUCA) na Rede Municipal também é uma das metas da secretaria, assim como dotar as unidades escolares com equipamentos modernos a fim oferecer aos professores ferramentas necessárias para o desenvolvimento de seus trabalhos.

FINANÇAS
Ao secretário de Finanças, Gilmar Meneguzzo, foram determinados a coordenação e planejamento das receitas correntes do município com o objetivo de atender ao orçamento aprovado para 2013. Caberá a ele também propor novos conceitos de controle da Receita a fim de maximizar os procedimentos junto às demais secretarias, além de manter controle rigoroso dos processos junto ao Tribunal de Contas do Estado, dos processos Licitatórios, devendo ainda cumprir a lei de Transparência do município.

SAÚDE
Caberá à Secretaria de Saúde propor melhorias no atendimento ao público, nos diversos postos de saúde, acompanhar e propor redução dos procedimentos represados no atendimento aos pacientes, manter um bom relacionamento entre Secretaria de Saúde e hospitais conveniados, propor ações que visam maximizar e otimizar os diversos procedimentos da secretaria, além de criar estratégias de capacitação dos servidores da saúde. Foi determinado também o planejamento das compras da Secretaria a fim de manter um estoque mínimo de 30%, evitando as compras emergenciais.

ADMINISTRAÇÃO
A nova secretária de Administração, Janaina Lunardi, deverá manter e fazer cumprir os índices constitucionais com gastos da folha de pagamento, providenciar um controle rígido com gastos de manutenção da frota, acompanhar mensalmente os gastos com telefone, luz e água, propondo nova metodologia de redução de gastos, assim como nova forma de comunicação interna na Prefeitura para evitar extravios de documentos. A secretária terá também a função de propor novos métodos de controle de pessoal para evitar futuras ações trabalhistas, bem como encontrar uma nova forma de controle de ponto.