Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Márcia prestigia lançamento da RPO da Fibria

O principal agente da Rede de Percepção de Odor são as pessoas. Foram cadastradas 77 pessoas como integrantes voluntários da RPO

O principal agente da Rede de Percepção de Odor são as pessoas -
O principal agente da Rede de Percepção de Odor são as pessoas -

A Fibria lançou oficialmente, no último sábado (19) em evento realizado no Papillon Buffet, a Rede de Percepção de Odor (RPO). Estiveram presentes a prefeita Márcia Moura (PMDB); o gerente geral da unidade fabril Fibria, Renato Bastos Ottoni; o gerente geral de Meio Ambiente Industrial, Umberto Caldeira Cinque; o secretário municipal de Meio Ambiente, Cristovam Lages Canela; a chefe do escritório local da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMAC), Délia Villamayor Javorka, Ecoagentes de Brasilândia e Três Lagoas, e demais integrantes da RPO.

Na ocasião, a Fibria também lançou o telefone de contato da RPO: 0800-6428162 e o respectivo email: [email protected].

De acordo com a analista ambiental sênior da Fibria, Mayza Carla Devens, a RPO é uma ferramenta utilizada para a identificação de melhorias no processo produtivo, focados em um diálogo ativo com partes interessadas. O principal agente da Rede de Percepção de Odor são as pessoas. Foram cadastradas 77 pessoas como integrantes voluntários da RPO, que passaram por uma capacitação na Unidade Fabril para o conhecimento do processo produtivo e identificação dos odores provenientes deste processo, por meio de amostras laboratoriais. Fazem parte da RPO funcionários públicos de diversos órgãos, Defesa Civil, funcionários da Fibria, moradores e Ecoagentes de Brasilândia e Três Lagoas.

A RPO passará por capacitações periódicas para maior abrangência possível de integrantes e conhecimento quanto ao odor proveniente do processo de produção de celulose, sem que ocorra confusões de odores provenientes de processos distintos.

Conforme a prefeita, esta ação reforça a preocupação da empresa com o crescimento e a sustentabilidade. “Vocês fazem a diferença para Três Lagoas, com a preocupação dispensada ao meio ambiente. Todo este sistema faz que nos sensibilizamos e ajudamos a cuidar da nossa comunidade. Que esta Rede sirva também para dar sugestões e elogiar os cuidados da empresa com o ambiente a sua volta, além de comunicar algum imprevisto. Isto é crescer com sustentabilidade”, ressaltou Márcia Moura.

A representante da SEMAC, por sua vez, afirmou que a Rede de Percepção de Odor é um sonho do Imasul. “O nosso relacionamento com a empresa vem crescendo em bases sólidas, sendo atendidas todas as reivindicações do Imasul. A Rede é um ganho sem igual à comunidade. E com esta ferramenta, só temos a ganhar na questão ambiental”, reiterou Délia.