Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Menino de 11 anos morre com suspeita de dengue hemorrágica

Município enfrenta epidemia da doença. Até quinta-feira, havia mais de 5,7 mil casos

Um menino de 11 anos, morador do bairro Santa Lourdes, em Três Lagoas, morreu na manhã de ontem, em Campo Grande, com suspeita de dengue hemorrágica. O garoto era aluno da escola municipal Professor Ramez Tebet. Por esse motivo, hoje não haverá aula no colégio.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Adriana Louro Spazzapan, o menino passou mal no final da tarde de terça-feira, quando a mãe o levou ao Pronto Atendimento (PA). No local, o garoto foi medicado e retornou para casa. À noite, ele voltou a passar mal e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Auxiliadora.


Logo após receber os primeiro atendimento no Auxiliadora, o menino foi transferido para Campo Grande, já respirando com ajuda de aparelhos. Ontem pela manhã, ele veio a óbito. Segundo Adriana, o hospital de Três Lagoas notificou a morte do garoto como suspeita de dengue. Entretanto, será necessário aguardar os resultados dos exames para saber de fato a real causa da morte.


De acordo com a diretora da escola Ramez Tebet, Ruth Emília Gehre Capello, o garoto sempre estudou no colégio em período integral. “Ele permanecia nove horas e meia na escola, ficava mais aqui do que na casa dele. Era um aluno muito carinhoso, tinha o apelido de beijoqueiro”, relatou a diretora.


Ela informou que, na terça-feira, ele chegou à escola e não quis tomar café da manhã porque estava sentindo dores na barriga. Foi oferecido a ele um chá, mas também rejeitou. Diante disso, a direção ligou para os pais virem buscá-lo. “O irmão dele veio pegá-lo. Os pais o levaram ao posto de saúde, onde ele foi medicado. O irmão dele contou que na madrugada de quarta-feira, ele voltou a passar mal. Chamaram o Samu e o menino já saiu entubado de casa. Ele foi internado na UTI do hospital Auxiliadora e, em seguida, providenciaram a transferência dele para Campo Grande. Ele já saiu daqui praticamente desenganado. Chegando lá, ele já estava com hemorragia”, relatou a diretora.


Ruth disse que a escola está em luto pela morte do aluno. A previsão era de que às 17h de ontem, o corpo do garoto fosse trazido para Três Lagoas. “A escola está em luto, estamos muito tristes”, declarou a diretora.


CASOS
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Três Lagoas já registrou uma morte por dengue neste ano. A vítima foi uma mulher.  A cidade já enfrenta uma epidemia de dengue. Do início do ano até ontem, o município já contabilizava 5.737 casos notificados de dengue, enquanto durante todo o ano de 2012 registrou 2.143 casos suspeitos da doença.


O município ainda enfrenta uma agravante maior, já que o vírus do tipo 4 passou a circular no município neste ano.Como em Três Lagoas só circulava o 1 e 2, agora toda a população está suscetível ao vírus do tipo 4.