Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Meteorologista explica motivo do alto volume de chuvas no MS

El Niño é o responsável pelas constantes chuvas que deixam o tempo com umidade elevada

O meteorologista do Instituto Uniderp/Anhanguera, Natálio Abrahão explicou para a reportagem do JPNews, que o motivo das constantes chuvas ocorridas em todo o Estado do Mato Grosso do Sul tem como causa o El Niño, um fenômeno ocasionado pelo aquecimento excessivo das águas do Oceânico Pacífico que evaporam em entra em circulação na atmosfera e vai parar na Amazônia, onde está chovendo bastante, chegando a vários registros de inundações e, essas chuvas acabam se deslocando para o MS.

De acordo com Natálio, nesta época era para o Mato Grosso do Sul ter baixa umidade do ar e o volume de chuvas também ser baixo, além de pouca nebulosidade. “Como estamos com excesso de umidade, a temperatura acaba não aumentando, por isso estamos sentindo o clima mais frio. Em 2013, por exemplo, Três Lagoas e demais municípios da região registraram temperatura de 3 graus, considerada a mais baixa do Século 21”, explicou o meteorologista.

Ainda conforme ele, o fim de semana deve ser de temperatura um pouco mais elevada, embora ainda permaneça frio, com abertura de sol.

Em Três Lagoas o esperado era de 30 milímetros de chuva, sendo que a média é de 29,1 milímetros, mas já havia chovido até esta quarta-feira, conforme Abrahão, 60,6 milímetros. “Até o fim do mês vem mais chuva e frio também, no MS. Ao menos até o dia 20 de julho deve esfriar”, destacou.